• 21 de janeiro de 2016

O analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Edson Ronaldo Nascimento, conforme fora amplamente especulado desde o início da semana, foi confirmado agora a pouco pelo Governador Marcelo Miranda, em coletiva de imprensa de anúncio de Reforma Administrativa, como o novo secretário de Fazenda do Tocantins. Ele que ocupava o cargo de superintendente executivo na Sefaz de Goiás.

Outro nome antes especulado e agora confirmado é o do goiano Lívio Luciano Carneiro de Queiroz é o novo secretário de Governo. Servidor concursado do Fisco de Goiás, Queiroz, que é irmão do publicitário Marcus Vínicius Lima, chegou a estar cotado para a Sefaz.

Alexandre de Castro e Silva vai para a super Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura.

O governador Marcelo Miranda (PMDB) anunciou também há pouco que o secretário estadual da Saúde, Samuel Bonilha, entregou o cargo, mas continuará no comando da pasta até que o substituto seja definido. Com isso, frustraram-se as expectativas de que o ex-secretário de Saúde do Rio, Marcos Esner Musafir, assumiria a pasta no Tocantins.

Houve significativa redução no número de secretarias, de 19 para 14, na nova estrutura administrativa do Estado.

O governador garantiu que os projetos de cultura não serão interrompidos, medo que vem sendo demonstrado pela classe artística. Foi de estranhar a junção da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com a indicação de Alexandre, caiu por terra a expectativa de que a secretaria ficasse com os empresários Fabiano do Vale ou José Carneiro.

No Palácio Araguaia, o governador apresentou a nova estrutura do Estado, com 14 macro unidades. Conforme o governo, a estrutura está sendo reduzida para 37 unidades gestoras, das quais apenas 14 secretarias.

Como ficam as secretarias após o anúncio de hoje: Secretaria Geral de Governo e Articulação Política Secretaria de Comunicação Social Secretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria da Administração Secretaria da Fazenda Secretaria da Educação, Juventude e Esportes Secretaria da Saúde Secretaria de Cidadania e Justiça Secretaria do Trabalho e Assistência Social Secretaria da Segurança Pública Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura Secretaria da Agricultura e Pecuária Secretaria da Infraestrutura, Habitação e Serviços Públicos Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Como eram antes do anúncio: Secretaria da Administração (Secad) Secretaria da Articulação Política Secretaria da Comunicação Social (Secom) Secretaria da Cultura (Secult) Secretaria da Educação (Seduc) Secretaria da Fazenda (Sefaz) Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) Secretaria da Saúde (Sesau) Secretaria da Segurança Pública (SSP) Secretaria de Defesa e Proteção Social (Sedeps) Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) Secretaria de Desenvolvimento Regional, Urbano e Habitação (Sedruh) Secretaria de Representação do Estado em Brasília Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (SEELJ) Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Secretaria do Planejamento e Orçamento (Seplan) Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas) Secretaria-Geral de Governo.