• 20 de novembro de 2020

Comemorado em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra é lembrado em todo o território nacional, fazendo referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão, a data foi criada durante o governo Lula (2003-2010), com a Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, que determinava a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar.

 

Apesar dos debates que acontecem anualmente, o dia faz referência também a luta diária contra o racismo. Segundo alerta a Organização das Nações Unidas - ONU, a população negra é a mais afetada pela desigualdade e pela violência no Brasil. No mercado de trabalho, pretos e pardos enfrentam mais dificuldades na progressão da carreira, na igualdade salarial e são mais vulneráveis ao assédio moral, afirma o Ministério Público do Trabalho.

 

Os índices de desigualdade não param por aí, de acordo com o Atlas da Violência 2017, a população negra também corresponde a maioria (78,9%) dos 10% dos indivíduos com mais chances de serem vítimas de homicídios.

 

A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira, com o debate e a elaboração de mecanismos que diminuam as consequências de anos de desigualdades racial no país.

 

Fontes: Carta Capital/Minha Matéria