• 15 de maio de 2020

Na manhã desta sexta-feira, 15, o Sindare e o Sindifiscal, mais uma vez fizeram gestão perante os gestores da Secretaria da Fazenda do Estado do Tocantins, no sentido de que haja o estabelecimento de uma meta de arrecadação prevista para este mês de maio, plausível à toda a situação de excepcionalidade por que passa o país, com reflexos óbvios na economia do Estado do Tocantins.

Enquanto não edita o decreto, tão necessário, que estaleça balizas consentâneas, por exemplo, ao estado de sazonalidades inerente à fiscalização e, principalmente, à arrecadação tributária, impõe-se essas ações, sem dúvida paliativas, mas também indispensáveis, a fim de que o estado arrecade, de fato, o máximo possível, no âmbito dos ditames legais, ante às suas prementes necessidades.

Os sindicatos contam com a compreensão dos gestores do órgão fazendário, na situação em tela, mais precisamente do Secretário da Fazenda, Sandro Henrique Armando, do Secretário Executivo de Gestão Tributária, Marco Antonio Menezes, do Superintendente de Administração Tributária, Hélder Francisco, e do Assessor Técnico, Marcus Hein, que, ressalte-se, têm sido sensíveis à questão ora suscitada, uma vez que nos meses de abril e março passados atenderam às reivindicações das entidades classistas.

Concomitantemente, o governo estadual precisa manter e até aumentar o estímulo aos auditores fiscais e aos servidores administrativos da Sefaz-TO, estes que a cada mês tanto se esforçam para o atingimento das metas estabelecidas. Mais que isso, para a superação dessas metas. Nada fácil.