• 22 de novembro de 2004
Com a participação de representantes do Fisco Estadual de todo Brasil, foi realizada ontem à noite a abertura do 13º Congresso Nacional do Fisco Estadual, o Conafisco. O evento que vai até o dia 25 de novembro debaterá questões relacionadas à área tributária, econômica, às reformas do governo Lula e aos direitos da categoria. Estiveram presentes na mesa de abertura Severino Francisco Ribeiro Sobrinho - presidente da Fenafisco, Josiane Oliveira - Diretora Jurídica do Sinditaf/Pará, Geovani Leal - representante do Conselho Fiscal da Fenafisco, além de representantes de sindicatos de outras regiões do País. A representante do Sinditaf, Josiane Oliveira ,destacou a grande oportunidade que os agentes fiscais estão tendo para discutir temas importantes como a preservação ambiental e a reforma tributária. ??Temos que envolver os nossos agentes nessas discussões, pois a sociedade clama por melhorias em nosso País?, afirmou. Josiane representou o pres idente do Sinditaf, que por problemas de saúde, foi impedido de participar do evento. Mas Pedro Pinto mandou uma emocionante mensagem que foi transmitida a todos os participantes do Congresso. O presidente do sindicato destacou a importância de se ter um evento nacional em Belém e pediu a todos que ??olhassem mais para a Região Amazônica, muito falada por sua rica biodiversidade e ao mesmo tempo, pouco conhecida?. Conferencista reafirma a importância de se construir um outro modelo de Nação A construção de um outro modelo de País é possível e para isso é preciso destruir as bases institucionais, ideológicas e culturais do neoliberalismo. Com essa convicção, o economista Plínio de Arruda Sampaio Jr. mostrou aos participantes do 13º Conafisco os efeitos da globalização sobre os países periféricos como o Brasil e, invocando o pensamento de Celso Furtado, enfatizou que a sociedade brasileira, os servidores e o profissionais do Fisco Estadual precisam construir uma vontade coletiva de mudança. ??? preciso que o povo seja capaz de pegar a história com a mão para construir a Nação?, disse Sampaio. Para a construção de um novo projeto de Nação, de acordo com Plínio de Arruda, não podemos alimentar nenhuma ilusão com o governo Lula porque daqui para frente só vai piorar. Ele afirmou que, se permanecer o atual modelo, o futuro estará condenado ao neocolonialismo e à barbárie. A afirmação de um modelo alternativo, na opinião do economista , é necessário organizar o País em função das necessidades brasileiras e que, hoje,podem ser resumidas a terra, trabalho, emprego e soberania nacional. ??Precisamos fazer uma ruptura com os padrões de consumo impostos pelos Estados Unidos porque é com esse mecanismo que os países imperialistas constroem a nossa dependência.?, disse. Finalizando a Conferência, Plínio de Arruda disse que esse novo modelo só virá com luta e vai depender da energia do povo. O economista foi aclamado pelos participantes. 13º Conafisco homenageia Celso Furtado O economista morto no último sábado é símbolo da luta por um projeto de Nação que garanta soberania e igualdade social A vida, a obra e o pensamento do professor e economista Celso Furtado marcaram a abertura do 13º Conafisco. O conferencista da noite, professor Plínio de Arruda Sampaio Jr., e a organização do evento renderam homenagens ao professor. Furtado faleceu no último sábado, 20, no Rio de Janeiro, aos 84 anos, vítima de um colapso cardíaco. O corpo foi enterrado ontem numa cerimônia que reuniu lideranças de todo o Brasil. Doutor em economia pela Sorbonne, de Paris (França), Furtado foi o primeiro ministro do Planejamento da história do país (1962-64) no governo do presidente João Goulart (1961-64). Ele também ocupou a pasta da Cultura no governo de José Sarney (1985-90). Entre suas realizações, está a criação da Sudene (Superintendência para o Desenvolvimento do Nordeste) na década de 50. O economista é um símbolo em defesa da igualdade, da justiça social e da soberania do Brasil. Em uma de suas últimas manifestações políticas, Furtado assinou um abaixo-assinado organizado por petistas e personalidades em defesa da manutenção de Carlos Lessa no comando do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que acabou demitido na última quinta-feira, (18). Presidente da Fenafisco diz que a realização do Conafisco no Pará é um símbolo da luta por justiça O presidente da Fenafisco, Severino Ribeiro Sobrinho, abriu o 13º Conafisco afirmando que a realização do evento em Belém é um ato revestido de simbologia. Ele disse que o Estado do Pará é um ícone das lutas populares por igualdade e respeito e uma mostra da imensa potencialidade econômica e social do Brasil, o que reforça a necessidade da sociedade lutar pela soberania do País e um novo modelo econômico. Somado a esses fatores, o presidente destacou que o Congresso é uma oportunidade para dizer ao Brasil que, se o governo brasileiro, mantiver a sua proposta de reforma tributária, vai agravar ainda mais a situação econômica das regiões consideradas periféricas, como a região Norte, uma vez que a proposta vai aprofundar as desigualdades e as injustiças. Organizar a luta No seu discurso, Severino destacou que o 13º Conafisco representa um momento especial para a organização do Fisco Estadual. Ele disse que cresce a consciência cidadã da categoria e a mobilização em defesa de um fisco valorizado e respeitado, comprometido com o interesse público. Valeu a pena O presidente da Fenafisco disse ainda que o Fisco Estadual tem sido protagonista nas grandes lutas pela Previdência Pública, justiça fiscal, fortalecimento das administrações tributárias.Lembrou que a Federação é uma entidade respeitada em todo o País e que esse é o maior patrimônio da categoria. Em nome da diretoria agradeceu a participação de todos e afirmou que valeu a pena ajudar a construir o caminho que a Fenafisco tem trilhado. OPINI?O SOBRE O 13º CONFISCO ??A minha expectativa é que o movimento dos sindicatos dos auditores fiscais seja mais fortalecido, para que sejam preservados os direitos já conquistados?. Vanda Bogoevich - Delegada do Sindifsco/RO ??Para mim as expectativas com relação ao 13º CONAFISCO são as melhores possíveis. Espero que possamos debater sobre temas importantes como a Lei Orgânica do Fisco, que traz uma linha padrão para todas as entidades do Ffisco Nacional? Amadeu Cordeiro - Sindifisco/PB Fonte: Fenafisco Data: (22/11/2004)