RJ - Assembléia Geral conjunta decide pelo Estado de Greve
Os Fiscais de Rendas e Fazendários do Estado do Rio de Janeiro estão em estado de greve. A decisão ocorreu em votação democrática e unânime, na Assembléia Geral Extraordinária Conjunta realizada pelos Sindicatos das duas categorias, na tarde de 25 de julho de 2006. O palco deste grande encontro ?? que reuniu aproximadamente 450 servidores ?? foi o auditório do Clube de Engenharia, no Centro do Rio. Todos os assentos foram ocupados e algumas pessoas ainda ficaram de pé.
A assembléia começou com a leitura do Edital Conjunto pelo presidente do Sindicato dos Fiscais de Rendas do Estado do Rio de Janeiro - Sinfrerj, João Bosco de Azevedo, que passou à convocação dos participantes da mesa: Marco Guedes, presidente do Sindicato dos Fazendários do Estado do Rio de Janeiro ?? Sinfazerj; Alexandre da Cunha Ribeiro Filho, Subsecretário Geral da Secretaria de Estado da Receita; Alberto Lopes, Superintendente de Arrecadação; Ricardo Brand, Superintendente de Informação; Murillo Castilho Gomes, ex-presidente do Sinfrerj; a Fazendária, Beth Pavan; a Fiscal de Rendas, Lelyane Villar Medeiros Damasceno; Octacílio de Albuquerque Netto, presidente da Associação dos Fiscais de Rendas do Estado do Rio de Janeiro ?? Afrerj; e como secretário da reunião, o Fiscal de Rendas Mauro Ferreira Rosa.
João Bosco iniciou a AGE em tom emocionado. Falou sobre a grande importância daquele momento para as duas categorias e a união alcançada pelos servidores, em busca dos mesmos objetivos. Lembrou do início de sua carreira como funcionário do Estado, quando exercia a função de fazendário. Ressaltou ainda, que desde o início de sua gestão atuou em parceria com o Sinfazerj.
Bosco assumiu que errou ao acreditar que um caminho político pudesse resolver as pendências dos servidores. Apesar de ter conseguido boas parcerias e um estreitamento na relação com os Governantes, as reivindicações do funcionalismo estadual foram todas desconsideradas e nenhuma negociação obteve sucesso. Em discurso inflamado, Bosco foi ovacionado ao dizer:
- Nossos servidores se confundem, somos um grupo só. Em alguns momentos, fomos felizes. Em outros, nem tanto. Eu achei, um dia, que o caminho político fosse o mais fácil. Até semana passada, tínhamos esperança de conseguir a consolidação de alguma reivindicação. Começamos a abrir mão de valores e prazos. Mas, agora basta! Chega de influência de pastores, deputados e políticos na Secretaria da Receita! Talvez não consigamos nada com o Governo que aí está, mas vamos mostrar ao próximo que nós temos dignidade. Os velhinhos estão morrendo. Nós, que ainda temos disposição, cara e coragem, não podemos mais esperar!
Marco Guedes, presidente do Sinfazerj, relembrou todas as tentativas de negociação de sua categoria. Elogiou o esforço do Professor Alexandre, em quem os fazendários depositaram grande esperança, e que tem se empenhado nas causas dos servidores dos dois grupos. Afirmou que a situação de sua categoria é crítica e que os fazendários já ultrapassaram as barreiras do limite.
Já o Professor Alexandre parabenizou as duas classes pela iniciativa. Falou sobre o aumento da arrecadação nestes três meses em que está na secretaria e de sua disposição em colaborar:
- Pela primeira vez, em minha vida, vejo uma assembléia conjunta de Fazendários e Fiscais. Espero que isso continue acontecendo. Acredito que saiam resultados positivos deste encontro. Sou um homem transparente. Estou na secretaria para ajudar os colegas servidores e a minha família. Vejo uma desmotivação do Governo em atender os nossos pleitos. Não podemos ceder nem mais um tostão. Temos de fazer este tipo de manifestação para que as autoridades prestem atenção em nós.
A Fiscal Lelyane Villar Medeiros Damasceno demonstrou sua indignação sobre o tema da promoção dos Fiscais de 2ª para a 1ª categoria:
- ? lamentável a decisão do secretário de promover apenas 133 colegas. Temos as mesmas atribuições e receberemos salários diferentes.
Aberta a palavra aos presentes, 13 servidores se inscreveram para apresentar suas propostas: os Fiscais de Rendas Francisco Genú, Dante Carelli, Ynaldo Carramanhos Folena, Delmar Antonio Cardoso, Drausio Pereira Cantarino de Souza, Luiz Gustavo de Franca Rangel, Paulo Marcos Troncoso Justo, Martin Bária, Antonio Lafayette Ferreira Roquete e Roberto Mello; e os Fazendários Eduardo Mendes, Marcelo Cozzolino e Roberto Brito.
As propostas foram votadas e aprovadas as seguintes:
1) A AGE está em aberto, portanto, a qualquer momento pode ser convocada;
2) Os Fazendários e Fiscais de Rendas estão em estado de greve;
3) Aprovada a autorização para a defesa de colegas de ambas as categorias em juízo;
4) A entrega dos cargos comissionados, sem prazo-limite definido;
5) Punição, sem retorno, para Fazendários e Fiscais de Rendas que sejam, porventura, excluídos dos quadros dos dois Sindicatos;
6) A Escolha da comissão de negociação que tentará, mais uma vez, dialogar com o Estado. O grupo é composto pelos presidentes das duas instituições e mais 10 componentes de cada uma delas (cinco efetivos e cinco suplentes).
- Grupo de Fazendários: Marcelo Amorim, Artur Matos, Eduardo Mendes, Marcelo Cozzolino, Roberto Brito, Otávio Marques de Albuquerque, Paulo Roberto Cardoso, Nilvana Ferreira de Oliveira, Valéria Ferrari e Jairo Gondin.
- Grupo de Fiscais de Rendas: Regina Celia Pereira Rosas, Ynaldo Carramanhos Folena, Roberto José de Mello O. Alves Filho, Francisco Genú, Rosane Bueno, Luiz Tavares Pereira, Lucia de Azevedo Brando dos Santos, Lelyane Villar Medeiros Damasceno, Gilson DOliveira Rocha e Antonio Lafayette Ferreira Roquete.
A comissão será recebida pelo Secretário da Receita, Antonio Francisco Neto, às 15 horas de hoje, 26 de julho, para a última tentativa de diálogo. Caso os resultados não sejam os esperados, as duas categorias partirão para um dia de operação padrão, amanhã, dia 27. A imprensa será convocada.
O grupo se reunirá antes do encontro com o secretário para definir as metas e acertar os detalhes finais para uma possível greve. O Sindicato dos Fiscais de Rendas conta com a participação de todo o Grupo Fisco! Entre nesta luta que também é sua!
Fonte: Site Sinfrerj Data: (27/07/2006)