27/06/2011 - 11h35m

Previsão do mercado para inflação tem queda pela 8ª vez seguida

A estimativa de analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) para a inflação oficial neste ano caiu pela oitava semana consecutiva. A projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,18% para 6,16%, segundo o boletim Focus, divulgado todas as segundas-feiras. O número está acima da meta central de 4,5%, mas dentro do intervalo de tolerância.

O prognóstico para a Selic no encerramento deste ano foi mantido em 12,5%. Para o final de 2012, a projeção subiu a 12,5%, após seis semanas congelada em 12,25%. Para 2012, a estimativa da inflação pelo IPCA também cedeu levemente, de 5,18% para 5,15%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) vem elevando o juro básico desde o início do ano, diante de um repique da inflação. Na última reunião, no início deste mês, a Selic alcançou 12,25% ao ano. As estimativas de crescimento da economia brasileira neste ano oscilaram para 3,95%, frente a 3,96% antes. Para 2012, a projeção é de que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 4,10%, a mesma da semana anterior.

Com informações: site Economia Terra