20/09/2011 - 11h20m

Prévia da inflação oficial quase dobra em setembro, diz IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial, subiu 0,53% em setembro, ante alta de 0,27% em agosto, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Em 12 meses até setembro, o indicador subiu 7,33%, mantendo-se acima do teto da meta perseguida pelo governo no ano, que é de 6,50%. No ano, a alta é de 5,04%.

Os custos do grupo Alimentação e bebidas passaram de alta de 0,21% em agosto para 0,72% neste mês, com elevações de produtos como açúcar cristal e refinado, leite pasteurizado, frango e carnes. Os preços de Transportes aceleraram o aumento de 0,03% para 0,70%, refletindo um reajuste nas passagens aéreas. O grupo Habitação também subiu mais rapidamente, em 0,49% agora contra 0,32% antes, devido a maiores preços de aluguel residencial e taxa de água e esgoto.

Analistas consultados pela Reuters previam alta de 0,48%, de acordo com a mediana de 13 respostas que variaram de 0,40% a 0,52%.

Com informações: site Economia Terra