• 02 de dezembro de 2014

Sindicatos representantes de servidores públicos do Estado do Tocantins, entre eles o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins  - SINDARE, tiveram reunidos nesta terça-feira, 2, com o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, em Brasília. A pauta da reunião foi o Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) e os prejuízos  dos últimos tempos que a entidade sofreu.  O encontro foi solicitado por 23 entidades classistas, mas apenas 12 participaram do compromisso.

As entidades sindicais cobraram do Ministério da Previdência Social (MPS) duas auditorias específicas no Igeprev. Uma delas tem objetivo de apurar supostas irregularidades de investimentos feitos pelo instituto em fundos de risco, assim como a possibilidade de resgate destes fundos.

A segunda auditoria solicitada foi referente aos repasses feitos ao Fundo de Previdência, referentes às contribuições previdenciárias dos servidores dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, incluindo o pagamento de retroativos resultantes de acordos assinados entre o Estado e as entidades de classe.

O Igeprev não vem disponibiliza informações a respeito dos repasses mensais das contribuições dos servidores e da parte patronal, assim como não há dados suficientes que comprovem o cumprimento integral dos limites das aplicações em fundos de investimentos.

??Com isso o servidor fica sem saber se está tudo em dia e sendo feito da forma correta. Afinal é o dinheiro de todos nós?, afirmo Jorge Couto.

Termos de Ajustamento de Conduta
As entidades também solicitaram informações acerca do cumprimento dos Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados pelo Igeprev com o Ministério da Previdência e que previam a conclusão de procedimento administrativo para apurar responsabilidades, com apresentação de relatório conclusivo e dos encaminhamentos propostos aos órgãos de controle e fiscalização.

Entidades que participarão da audiência
Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe); Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado do Tocantins (Sintras); Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol); Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins (Sindare); Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins (Seet); Sindicato dos Serventuários da Justiça do Estado do Tocantins (Sinsjusto); Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito); Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (Sinstec); Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Sindlegis); Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Tocantins (Sindifiscal); Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Tocantins (Sintet).