SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins
14/09/2013 - 00h16m

O papel da mulher e o contexto político é tema de debate no Seminário

 

A jornalista e editora do portal T1 notícias, Roberta Tum, ministrou palestra sobre Atual conjuntura política Tocantinense - Papel da Mulher. A jornalista, que é destaque na área da comunicação e especialista em marketing político, explanou sobre a participação da mulher na política e os rumos para as eleições de 2014.

Segundo Roberta Tum, o Tocantins conta hoje com 1 senadora, 1 deputada estadual (e mais 2 suplentes), e 4 deputadas estaduais. Com relação aos eleitores do Tocantins, 50% são formados por homens e 49% por mulheres. “Apesar destes números de eleitores, avaliamos que a representatividade das mulheres é de menos de 30%”, afirma Roberta Tum.

Ainda segundo a jornalista, nenhuma das parlamentares se destaca pelo gênero e os posicionamentos das mulheres seguem o interesse do partido ou da bancada. “Fica aquela sensação de que falta o engajamento na elaboração de politicas públicas voltadas pelas mulheres vagas em creche, ofertas de trabalho, violência contra mulher, entre outros”.

Roberta Tum ainda explanou o cenário atual sobre as eleições do próximo ano. Segundo a jornalista, as eleições de 2014 serão marcadas pela influencia das redes sociais. “Percebemos no nosso dia a dia com o T1 notícia a grande participação da sociedade nas redes sociais, por isso muitas mídias estão migrando para nova mídia para divulgar e não apenas para entreter. E na eleição não será diferente. Hoje, os 5 maiores colégios eleitorais estão presente na rede”, analisa Tum.

© 2018 - SINDARE - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare