• 09 de fevereiro de 2013
Pela terceira vez, em três governos diferentes, mais precisamente os governos de Marcelo Miranda, Carlos Gaguim e agora Siqueira Campos, o técnico do Tribunal de Contas, Marcelo Olímpio, ocupa o cargo de Secretário da Fazenda. O governador do Estado anunciou nesta sexta-feira, 8, mudança no comando de duas secretarias da administração estadual. Alan Barbiero, ex-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e presidente metropolitano do PSB, é o novo secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades). Ele assumiu no lugar de Divaldo Rezende, que foi empossado como secretário especial de Promoção e Atração de Investimentos do Estado do Tocantins. A criação do novo cargo ainda não passou pela Assembleia Legislativa. Ex-secretário nas gestões de Marcelo Miranda (PMDB) e Carlos Gaguim (PMDB) ?? e integrante do segundo escalão do governo de Siqueira até recentemente - Marcelo Olímpio retornou ao cargo de secretário da Fazenda. O até então secretário, José Jamil, deixou a função, segundo o governador, a pedido, para tratar de questões particulares. Essas mudanças, segundo o próprio Siqueira Campos, não põe fim à reforma administrativa que vem sendo anunciada há tempos. Segundo ele, durante o feriado de Carnaval vai continuar trabalhando neste sentido. ??O que estamos fazendo hoje é apenas uma parte da reforma?, disse. Uma das questões já adiantadas, foi a intensão de promover fusão que proporcionará a criação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Inovação Tecnológica. Questionado se haverá extinção de secretarias, o governador não descartou a possibilidade. ???s vezes sim, às vezes não. Há flexibilidade e há adequação?, respondeu o governador, destacando que o foco é ??dar eficiência e promover contenção de despesas?. Sobre previsão de novos anúncios, o governador respondeu com uma metáfora deixando claro que ainda há muitas adequações em andamento. ??Eu fui contratado como mestre de obras para fazer um grande edifício. Assim que eu faço um compartimento, eu entrego, revelo. Tem vários desses compartimentos em construção e existe na nossa postura sempre aquela coisa de ouvir, ouvir esse ou aquele aspecto de modelos que funcionam bem. Mas não vai demorar. Agora no carnaval eu vou fazer algumas coisas. Já logo para a semana eu vou anunciar algumas coisas?, disse. Novos secretários Eduardo Siqueira Campos, em discurso, disse que ver o governo ??cada vez mais próspero em termos de composição?. Alan Barbiero se disse honrado em assumir o cargo e que recebe a secretaria organizada, com boa captação de recursos. Ele afirmou ainda que encara a tarefa com tranquilidade e que sabe que comandar a pasta exigirá ??muito equilíbrio?. O ex-reitor ainda destacou que terá a colaboração da UFT. Aliás, na posse, integrantes da universidade estavam presentes em peso, incluindo o atual reitor, Márcio da Silveira, e a vice-reitora, Isabel Cristina Auler Pereira. Assim como Alan, Marcelo Olímpio elogiou a atual gestão da pasta que vai comandar. Ele agradeceu pela posse no cargo e disse que vai desenvolver sua função ??com toda a dignidade e tecnicidade? necessárias. Desde logo, o SINDARE e a AUDIFISCO, desejam sucesso e boa sorte ao novo comandante da SEFAZ, que também já ocupou em outras oportunidades o cargo de Subsecretário. Marcelo se caracteriza por ser uma pessoa de fácil diálogo e também por manter bom relacionamento com as entidades classistas. Servidor estadual efetivo, Marcelo conhece de perto a realidade da SEFAZ, notadamente os seus problemas e desafios