• 15 de outubro de 2010

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira (15/10) que o governo continua observando o movimento de valorização do real frente ao dólar, e que pode adotar medidas caso não haja estabilização da taxa de câmbio. “As medidas para o câmbio são essas que nós já tomamos. No momento nós temos que aguardar para ver se há uma estabilização. Então nós temos que observar. Não vamos nos precipitar, para ver ser não há uma acalmada espontânea. Se não, tomaremos mais medidas", advertiu o ministro na portaria do Ministério da Fazenda.

O processo de capitalização da Petrobras provocou forte entrada da moeda norte-americana no país no mês de setembro e foi a principal razão para a valorização do real nos últimos dias. “Foram US$ 16 bilhões que entraram em setembro. É uma soma extraordinária", avaliou o ministro. Ele afirmou que já houve uma diminuição do fluxo de dólares no país em outubro.

Na semana passada, o ministro anunciou o aumento de 2% para 4% da alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente nas aplicações de investidores estrangeiros em renda fixa. A medida entrou em vigor no dia 05 de outubro. O objetivo foi diminuir a diferença entre a taxa de juros praticada no Brasil na comparação com outros países cujas moedas estão desvalorizadas e que praticam taxas de juros mais baixas.

A intenção do governo é também evitar uma valorização do real excessiva, que tem prejudicado o desempenho da balança comercial, com elevação do déficit em conta corrente. Além disso, a alta da moeda brasileira afeta o mercado nacional, que concorre com produto importado mais barato.

(Com informações: Ministério da Fazenda)