• 26 de setembro de 2020

Diferente de anos anteriores, o Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO) adotará esse ano, um novo procedimento e fará pela primeira vez a Prova de Vida de forma remota e digital. Assim, os segurados não vão precisar ir até o Igeprev, podendo realizar o processo de qualquer local, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.

Em virtude da pandemia do Coronavírus, causador da Covid 19, e para segurança da saúde dos segurados (aposentados e pensionistas) do Igeprev, a Prova de Vida será realizada remotamente, entre os meses de novembro e dezembro de 2020.

A Prova de Vida é realizada anualmente e tem como objetivo primeiro provar a existência física de aposentados e pensionistas do Instituto, com a finalidade de garantir os direitos previdenciários de cada segurado.

Também conhecida como "renovação de senha" ou "fé de vida", a Prova de Vida é um procedimento obrigatório para todos os segurados que recebem o benefício por conta corrente, poupança ou cartão magnético. Os segurados precisam comprovar que estão vivos e, portanto, podem continuar recebendo os proventos.

A Prova de Vida dos mais de 16 mil aposentados e pensionistas será realizada de forma segura e por meio digital, para alcançar com praticidade, acessibilidade e segurança principalmente quem reside em outros estados e até em outros países, ou ainda, em lugares distantes ou de difícil acesso.

Vale lembrar que devem fazer a Prova de Vida todos os servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública, Militares Reformados ou em Reserva Remunerada, Cartorários e Pensionistas.

Para o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, “a comprovação serve para identificar os segurados e se estes se mantêm vivos, de um ano para o outro. Em contrapartida, isso garante a continuidade do benefício, sem interrupções, com intuito de evitar fraudes e pagamentos indevidos.”

“É importante que segurados ou beneficiários estejam atentos a todas as informações disponíveis no site do Igeprev", lembra o presidente do Instituto.

Mais informações no 0800-647-0747 ou, ainda, no próprio site do Instituto: www.igeprev.to.gov.br