- 25 de março de 2025
Natural de Porto Nacional, Dr. Vagner Maia Leite foi um homem cuja trajetória de vida honrou o Tocantins e marcou profundamente todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Juiz aposentado e Auditor Fiscal aposentado, Dr. Vagner desempenhou um papel fundamental no fortalecimento do sistema judiciário e tributário do estado, deixando um legado exemplar de dedicação, ética e compromisso.
Como primeiro juiz da Comarca de Paraíso, Dr. Vagner fez história ao prestar relevantes serviços jurisdicionais à crescente demanda da região, consolidando-se como uma referência de retidão e profissionalismo. Sua atuação sempre foi pautada pelo compromisso com a justiça e pela busca incessante da equidade, valores que nortearam toda a sua carreira e inspiraram gerações.
Amigos e colegas de trabalho guardam memórias marcantes de sua convivência. Marco Antônio Menezes recorda com emoção a honra de homenagear o amigo Dr. Vagner Maia durante a confraternização de fim de ano de 2024, promovida pelo SINDARE. “Falar do doutor Vagner Maia Leite sempre nos dava uma imensa satisfação, especialmente ao recordar momentos do passado, como há 30 anos, quando chegamos ao estado do Tocantins. Na época, ainda neófitos no cargo de Auditor Fiscal, tivemos o privilégio de sermos recepcionados e, primeiramente, lotados na Delegacia Fiscal de Porto Nacional, onde fomos acolhidos por essa ilustre pessoa, que nos deu toda a segurança e apoio logístico.”
“O doutor Vagner Maia era um auditor de reputação irrepreensível, extremamente educado e uma pessoa profundamente humana, assim como toda a sua família. Ele foi alguém com quem tivemos o privilégio de trabalhar, e seus conselhos e ensinamentos permanecem vivos em nossas memórias. Era, para todos nós da família fiscal, uma referência, um exemplo de profissionalismo e humanidade. Hoje, com a sua partida, sentimos ainda mais a importância de tudo o que ele representou. Doutor Vagner foi um dos precursores daqueles que lutaram pela criação do Estado do Tocantins, um marco em nossa história. Temos orgulho de dizer que fomos seus amigos, e ele continuará sendo lembrado com carinho, respeito e gratidão por tudo o que fez e por quem foi. Descanse em paz, doutor Vagner Maia Leite. Nosso amor e nossa eterna admiração estarão sempre com você”, concluiu Marco Menezes.
Suzano Lino, amigo e ex-colega, relembra: “Dr. Vagner Maia, iniciamos juntos em 1989 e, por ter experiência na área jurídica, nos ajudou muito.”
Da mesma forma, Jorge Couto prestou sua homenagem com palavras sinceras: “Recebo com grande pesar a notícia do falecimento do Dr. Vagner Maia, um homem de excepcional estatura moral e intelectual, cuja trajetória sempre foi marcada pela ética, pelo compromisso com a justiça e pela busca incessante do conhecimento. Ele foi mais do que um colega de profissão; foi um verdadeiro conselheiro, um amigo leal e uma referência para todos que tiveram o privilégio de conviver com ele. Sua sabedoria e serenidade tornavam suas palavras sempre certeiras, seu exemplo sempre inspirador e sua presença sempre acolhedora. Neste momento de profunda tristeza, presto minha mais sincera homenagem a esse grande homem, cuja memória e legado permanecerão vivos entre nós. Minha solidariedade e um abraço de conforto à família, aos amigos e a todos que, assim como eu, sentirão a sua ausência. Fica o seu exemplo para todos nós!”, concluiu Jorge Couto.
Artur Alcides lamentou: “Os meus mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares do amigo e nobre colega Vagner Maia, pela sua passagem deste mundo para a eternidade. E, por ter sido ele o homem que foi, estará, com certeza, ao lado de Deus Pai!”
Juscelino Carvalho de Brito, emocionado, destacou: “A perda do querido colega/amigo Dr. Vagner Maia, nessa data, é por demais sentida, por ser uma verdadeira reserva moral, com grande atuação, quando esteve atuando em favor do Fisco e do Estado do Tocantins. Atuei por vários anos na Auditoria Fiscal em Porto Nacional em sua companhia, ficará na memória seus feitos.”
Rui Diel também prestou sua homenagem: “Dr. Vagner Maia foi para mim e demais colegas lotados, à época, em Porto Nacional, um baluarte moral. Usava um jargão: ‘Temos um nome a zelar.’”
Dr. Vagner Maia Leite deixa um legado não apenas profissional, mas também familiar, como esposo dedicado de Gercina de Sousa Maia, pai amoroso de Virgínia Maia, Virgílio Maia e Vinícius Vagner, e avô presente, que sempre valorizou e cultivou os laços familiares.
Neste momento de dor, nos despedimos com o coração pesado, mas com a certeza de que sua memória permanecerá viva em seus atos e em seu exemplo. Dr. Vagner Maia deixa uma história honrada e digna de admiração, um verdadeiro símbolo de justiça, retidão e humanidade.