• 05 de outubro de 2010

Ministro da Fazenda anuncia alta do IOF

Depois de apontar a existência de uma guerra cambial no mundo há uma semana, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu ontem medidas coordenadas entre os países para enfrentar o problema do câmbio. O ministro cobrou dos Estados Unidos e dos países europeus a adoção de uma política fiscal mais agressiva para estimular o crescimento interno e reduzir a necessidade de aumento das suas exportações como instrumento de saída da crise. Os países têm procurado desvalorizar as suas moedas para tornar mais atraentes as exportações.

“Defendo que os Estados Unidos voltem a dar estímulos fiscais, pois os adotados até agora não foram suficientes”, disse Mantega, após anunciar o aumento do IOF para as aplicações de investidores estrangeiros em renda fixa. A medida teve por objetivo conter o processo de valorização do real frente ao dólar, que torna menos competitiva as exportações brasileiras e mais atraentes as importações.

Segundo o ministro, os países avançados precisam estimular a demanda nos seus mercados locais, que ainda estão deprimidos pela crise iniciada em 2008 e, apesar dos juros baixos, ainda patinam.