• 26 de maio de 2014

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, autorizou o concurso para o cargo de auditor fiscal do estado e, segundo informações, deve ter edital publicado no segundo semestre desse ano. O último edital foi no ano passado e as provas ocorreram dias 12 e 19 de janeiro. A banca organizadora foi a Fundação Carlos Chagas (FCC). Esse concurso nos dá um indicativo importante. Foram oferecidas 50 vagas e apenas 24 candidatos foram aprovados, sobraram 26 vagas que não foram ocupadas.

A área fiscal é bastante complexa e demanda uma grande preparação dos candidatos. São 23 disciplinas de várias áreas de conhecimento: Administração, contabilidade e auditoria, direito, exatas, economia, informática, uma língua estrangeira e obviamente o português.

Desse panorama tiramos algumas conclusões, a primeira é que o volume de conteúdos é descomunal e ninguém que não esteja se preparando consegue ser aprovado. Não há nenhum curso de nível superior que cubra metade desse conteúdo, dessa forma cada candidato trás sua bagagem mas terá que lutar intensamente contra conteúdos que terá dificuldade. Os candidatos da área de exatas terão dificuldade nas disciplinas de direito, que são muitas, os de direito terão que aprender desde os fundamentos da matemática, RLM, matemática financeira e estatística. Concurso é isso, só está preparado quem dedicou tempo e esforço no seu processo de preparação.

Para esse concurso autorizado, a expectativa é que sejam oferecidas mais 50 vagas para serem preenchidas. Quem tem interesse nessa área, alem desse concurso tem também o do Fiscal de Rendas do Município do Rio de Janeiro.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com