27/06/2011 - 11h24m

FGV: confiança do consumidor brasileiro aumenta em junho

A confiança do consumidor brasileiro aumentou em junho, de acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada nesta segunda-feira. O índice subiu 2,3% sobre maio, para 118 pontos, após três meses em queda.

A melhora foi influenciada, principalmente, "pela moderação do pessimismo em relação aos meses seguintes", informou a FGV em nota. O Índice da Situação Atual subiu 1%, para 138,6 pontos, e o Índice de Expectativas avançou 3,2%, para 107,1 pontos. "As expectativas sobre a situação econômica local nos meses seguintes, que em maio haviam sido as piores desde março de 2009, apresentaram o mesmo perfil de abril passado", acrescentou a FGV.

A parcela de consumidores prevendo melhora aumentou de 21,4% para 25,5%, enquanto a dos que esperam piora diminuiu de 21,6% para 19,4%. A sondagem é feita com base em amostra com cerca de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de junho foi realizada entre os dias 1 e 20.

Com informações: site Economia Terra