• 14 de outubro de 2016
 Brasileiros marcaram presença no evento. Da esq. para a direita: Carlos Pimenta(BID), Lirando de Azevedo Jacundá (Febrafite), José Tostes(BID), Márcio Verd i(CIAT) e Eudaldo Almeira (Encat).

O Centro Interamericano de Administrações Tributárias (CIAT) realizou nos dias 10 a 12 deste mês o CIAT Technology Meeting, em Miami.

Participaram do encontro representantes de 47 países, destes 34 de Administrações Tributárias, 20 de empresas de tecnologia da informação de diversas partes do mundo. A iniciativa surgiu durante as reuniões do organismo internacional para realizar um evento para apresentar novas ferramentas tecnológicas visando ampliar a eficiência e eficácia na Administração Tributária.

?nica entidade de classe participante do evento, a Febrafite foi representada pelo primeiro vice-presidente, Lirando de Azevedo Jacundá. Para ele, a presença da Federação nas reuniões do CIAT representa um importante espaço conquistado, que deve ser mantido e ampliado sempre na busca de mais vagas para contemplar outros dirigentes das entidades filiadas.

Jacundá avalia que o tema do encontro foi bastante atual, pois vivenciamos um mundo globalizado, com informações compartilhadas dos contribuintes. ??? uma realidade tão presente que o processamento transacional como as declarações, conta corrente, controle de cumprimento de obrigações, sistema bancário, cartão de crédito, declarações assistidas por software, entre outras, exige que a cada dia mais, essas informações sejam compartilhadas para que possamos ter uma imagem global dos contribuintes?, avalia.

O vice-presidente da Febrafite também ressalta que a internet é um caminho sem volta e, por isso, torna-se necessário investir na qualificação dos profissionais das Administrações Tributárias, especialmente os que atuam no âmbito da investigação e da inteligência fiscal.  ??A internet transforma velozmente o mundo e no fisco não tem sido diferente. O mundo caminha para quadros enxutos, mas de extrema qualificação. ? isso que nos demanda em um cenário altamente competitivo?, disse.

Outro destaque do evento foi o estande do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat). A iniciativa contou com a poio da Febrafite e foi um dos mais visitados da feira.

No espaço, o auditor fiscal da Sefaz/BA e coordenador geral do Encat, Eudaldo Almeida, apresentou BRASIL ID, um sistema nacional de identificação, rastreamento e autenticação de mercadores.  O projeto visa integrar, simplificar, desburocratizar e acelerar o processo de produção, logística e de fiscalização de mercadorias.

O evento contou com a participação de outros brasileiros, como os consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) José Barroso Tostes Neto e Carlos Pimenta; e o auditor fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, Vinicius Pimentel de Freitas, tradutor do manual do CIAT para português.

O CIAT é uma organização pública internacional criada em 1967 para promover a melhoria da administração fiscal por meio do intercâmbio de ideias e experiências, assistência técnica e treinamento, coleta e informações sobre a distribuição e promoção da investigação técnica.

A diretoria do organismo conta com a colaboração do auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Marcio Verdi. O CIAT é constituído por 38 países: 29 países latino-americanos, cinco países da Europa como membros permanentes e também a República Tcheca, o Quênia, a África do Sul e a Índia.