• 01 de abril de 2021

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins - SINDARE e da Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins - AUDIFISCO, Jorge Couto; e  o presidente do SINDIFICAL, Santiago de Almeida, se reuniram na manhã desta quarta-feira, 31, com o Secretário Executivo da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Marco Antonio da Silva Menezes, para tratar sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 dos auditores fiscais.

Segundo as entidades, desde que começou a pandemia, há mais de um ano, os auditores fiscais não pararam. Eles continuam atuando nas barreiras fiscais estaduais  e em empresas, tendo o contato físico direto com o público e garantindo o equilíbrio fiscal e a arrecadação do Estado.

“Enquanto vários setores foram afetados em 2020, os Auditores Fiscais bateram recordes nas metas combatendo a evasão de receitas e garantindo recursos destinados, principalmente, para o combate à pandemia. O recolhimento do ICMS de 2020, por exemplo, conseguimos superar  em 14% a meta estipulada para o ano”, afirmou Couto.

Além disso, os auditores fiscais, por conta de sua função e suas atividades, estão em contato com um grande número de pessoas e, portanto, estão em constantes riscos.

“Já tivemos colegas infectados, alguns deles conseguiram se recuperar, outros infelizmente não. Sabemos que a vacina é um dos meios mais eficiente para garantir a segurança da saúde destes  profissionais, afim de que  se consiga continuar com esse trabalho fundamental para a receita do Estado do Tocantins. Por isso, solicitamos que, pelo menos aqueles que trabalham na chamada ‘linha de frente’ e que tenha o contato direto com o público, sejam vacinados como prioridade”, acrescentou Jorge Couto.

Na oportunidade, Santiago também envidou esforços para conseguir vaga numa UTI em Palmas, para um determinado auditor fiscal que se encontra em estado grave com sequelas da covid-19. Marcos Menezes passou o dia tentando atender o apelo dos representantes classistas e, em especial, para atender a demanda em prol do colega enfermo.