• 10 de outubro de 2011
A presidente Dilma Rousseff fez um breve balanço da sua viagem de sete dias pela Europa nesta manhã, em seu programa semanal de rádio, Café com a Presidenta. Ela deu o recado pessoalmente aos líderes europeus de que devem abandonar a especulação financeira e voltar à trajetória de crescimento, já que uma crise na Zona do Euro afeta todas as economias mundiais.

"Eu disse aos nossos parceiros da União Europeia que a saída para vencer a crise não deve passar por mais e mais medidas recessivas, que vão exigir grandes cortes nos investimentos, provocar profunda queda no emprego, no crescimento das economias e, portanto, gerar recessão", disse a presidente.

Dilma também voltou a defender a atuação das economias emergentes no debate sobre a crise envolvendo os países ricos. "Os países emergentes, que estão em muito melhor situação, querem debater as decisões dos países mais ricos, uma vez que elas podem afetar suas economias", disse.

Ainda no programa, a presidente também falou sobre as operações do Plano Estratégico de Fronteiras, coordenado pelo vice-presidente Michel Temer. Dilma elogiou o desempenho do plano, lançado há quatro meses, e que já apreendeu 62 toneladas de drogas. "Isso tudo significa que nós conseguimos evitar que uma quantidade grande de maconha, de cocaína e outras drogas chegasse às cidades brasileiras", avaliou.

Com informações: site Economia Terra