• 01 de fevereiro de 2011

A sessão de posse dos 24 deputados estaduais do Tocantins é realizada neste momento no plenário da Casa de Leis. Dos 24 parlamentares, oito iniciam hoje o primeiro mandato: Amália Santana (PT), Freire Júnior (PSDB), José Augusto (PMDB), José Bonifácio (PR), Sargento Aragão (PPS), Vilmar do Detran (PMDB), Wanderlei Barbosa (PSB) e Zé Roberto (PT).
Neste momento os parlamentares fazem individualmente o compromisso de honrar o juramento que há pouco fizeram de forma coletiva. Compõem a mesa o vice-governador João Oliveira (DEM), o presidente interino do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO),desembargador Antônio Félix, o procurador-geral de Justiça, Clenan Renaul de Melo, o prefeito  de Palmas, Raul Filho (PT), o presidente da Câmara da Capital, Ivory de Lira (PT), o defensor público geral do Estado, Marcello Tomaz, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Severiano Costandrade, o procurador-chefe da Procuradoria da República no Tocantins, João Gabriel de Moraes, o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Tocantínia Silvino Neto,o  Monsenhor Rui Cavalcante representando o arcebispo de Palmas, e o  bispo da Igreja Evangélica Fonte de Vida, Klevis Vieira.
Eleição mesa?Nos bastidores, a expectativa está quanto a eleição da mesa diretora que será realizada nesta terça-feira. Há dois pré-candidatos: Solange Duailibe (PT) pelo grupo dos deputados de oposição e Raimundo Moreira (PSDB) pelo grupo dos governistas.  Antes do início da sessão os parlamentares estavam em articulações. 
 Tantos os governistas quanto oposicionistas dizem manter a decisão de disputa e afirmam-se confiantes. Há pouco, o deputado Marcelo Lelis (PV) disse à imprensa que não descarta que um dos deputados de oposição vote com a base do governo. Contudo, a mesma previsão existe do lado dos deputados de oposição que acreditam na possibilidade de ganharem um voto entre os parlamentares governistas.
 Equipes do Jornal do Tocantinsacompanham todos os detalhes da posse e da eleição da mesa diretora e, em breve, trará outras informações.  Acompanhe também no Twitter do JTo: twitter.com/jornaltocantins
 
DEPUTADOS QUE TOMAM POSSE?
Amália Santana (PT)
Amélio Cayres (PR)
Eduardo do Dertins (PPS)
Eli Borges (PMDB)
Freire Junior (PSDB)
Iderval Silva (PMDB)
José Augusto (PMDB)
José Bonifácio (PR)
José Geraldo (PTB)
Josi Nunes (PMDB)
Luana Ribeiro (PR)
Manoel Queiroz (PPS)
Marcelo Lelis (PV)
Osires Damaso (DEM)
Raimundo Moreira (PSDB)

Raimundo Palito (PP)
Sandoval Cardoso (PMDB)
Sargento Aragão (PPS)
Solange Duailibe (PT)
Stalin Bucar (PR)
Toinho Andrade (DEM)
Vilmar do Detran (PMDB)
Wanderlei Barbosa (PSB)
Zé Roberto (PT)

 

Com informações: site JTO