SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins
29/10/2013 - 11h10m

Convênio CIAT/PROFISCO-TO é apresentado ao corpo gestor da Sefaz

 
O corpo gestor da Secretaria da Fazenda, incluindo assessores, coordenadores e diretores, acompanhou na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório da Egefaz, a apresentação dos termos do convênio entre a SEFAZ-TO e o CIAT – Centro Interamericano de Administração Tributária, para a execução do PMAT-TO – Projeto de Modernização da Administração Tributária do Tocantins. O Secretário Executivo da Pasta, Ramon Gomes Queiroz, que representou o secretário da Fazenda Marcelo Olímpio no evento, falou da satisfação de ver concretizado o convênio que vai impulsionar o PROFISCO/TO. “Hoje temos preocupação com a deficiência do sistema financeiro e tributário. Mas com a presença do CIAT e a participação de todos no processo vamos avançar na melhoria dos nossos serviços”, disse Ramon. Márcio Ferreira Verdi, Secretário Executivo do CIAT, disse que a missão do órgão é promover a cooperação de boas práticas, através da assistência técnica e capacitação na área tributária. “Nosso espírito é de colaboração. Não temos projetos prontos e o que faremos aqui é avançar na área tributária como companheiros de trabalho”, explicou Verdi. O Diretor de Assistência Técnica em Tecnologia da Informação do CIAT, Raúl Zambrano, apresentou as linhas gerais do convênio com a Sefaz. Ele disse que o primeiro passo é fazer um diagnóstico do SIAT – Sistema Integrado de Administração Tributária e iniciar o planejamento estratégico da secretaria. “Precisamos desenvolver a cultura do planejamento para depois melhorar a gestão”, afirmou Zambrano. 

Discursando o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Especialista Maria Cristina Macdowell, elogiou a iniciativa de apresentar o convênio aos colaboradores e enalteceu o trabalho desenvolvido pela UCP – Unidade de Coordenação de Projetos da Sefaz. “Foram vários passos importantes em menos de um ano de Profisco. O maior deles foi a assinatura do convênio CIAT, que só poderá contribuir com a modernização se houver o envolvimento de todos”, finalizou Macdowell. (com informações SEFAZ).

Representando os servidores do Fisco Tocantinense, o Auditor Fiscal da Receita Estadual e Diretor de Relações Intersindicais do SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins, Artur Alcides, único representante classista a se manifestar, destacou a importância do PROFISCO, salientou a necessidade de uma política de administração tributária que valorize a área fim do FISCO, como por exemplo o trabalho de fiscalização e auditoria fiscal propriamente ditos. Na oportunidade, sempre no afã, de contribuir para o êxito do projeto, Artur Alcides cobrou a imediata implantação do DEC - Domícilio Eletrônico do Contribuinte, cujo código fonte já foi cedido ao Estado do Tocantins, pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, numa ação direta do SINDARE e da Procuradoria Geral do Estado do Tocajntins.

© 2018 - SINDARE - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por ConsulteWare