• 04 de outubro de 2023

Na tarde desta terça-feira, 03 de outubro, cerca de 500 servidores públicos do estado se reuniram na Assembleia Legislativa em uma manifestação pacífica para exigir o cumprimento de uma promessa feita pelo Governador Wanderlei Barbosa. O evento contou com a presença de representantes das diversas categorias de servidores, dentre os quais SINDARE e AUDIFISCO, e teve como objetivo principal chamar a atenção das autoridades para a necessidade de enviar a PEC que implanta o teto único salarial para discussão na Assembleia Legislativa ainda neste ano.

A manifestação teve início na Assembleia Legislativa, onde os servidores públicos se reuniram em um ato simbólico da unidade. Durante o evento, os manifestantes leram uma carta que já foi entregue diretamente ao Governador Wanderlei Barbosa no último dia 25 de setembro. A carta expressava a frustração dos servidores diante do não cumprimento da promessa de envio da PEC que estabeleceria o teto único salarial.

Diversos deputados estaduais estiveram presentes para ouvir as reivindicações dos servidores, demonstrando o apoio de alguns membros da Assembleia Legislativa à causa. Entre os deputados presentes destacam-se Janad Valcari, Nilton Franco e Junior Brasão, que manifestaram solidariedade aos servidores e se comprometeram a levar a demanda adiante. Janad Valcari disse que apresentará o pedido de envio da PEC nos próximos dias.

Após o ato na Assembleia Legislativa, os servidores públicos seguiram em uma marcha pacífica em direção ao Palácio Araguaia, a sede do governo estadual. O pedido principal dos servidores é que o Governador Wanderlei Barbosa cumpra sua promessa de enviar a PEC do teto único salarial para discussão na Assembleia Legislativa ainda este ano.

Eles argumentam que essa medida é fundamental para a valorização dos servidores públicos, garantindo salários dignos e um tratamento justo a todos os funcionários do estado, que é direito garantido.

Representantes do governo, por sua vez, ainda não se pronunciaram oficialmente sobre a manifestação até o momento. A expectativa dos servidores é que eles atendam às demandas da categoria e tomem medidas concretas para enviar a PEC à Assembleia Legislativa.

“A implementação do teto único salarial é uma demanda antiga dos servidores públicos, e essa medida quando efetivada contribuirá para, efetivamente, estabelecer isonomia de tratamento remuneratório dentro do setor público. Além disso, a medida pode melhorar a eficiência do governo, ao valorizar o servidor. Essa manifestação representa a vontade de milhares de trabalhadores que anseiam por melhores condições salariais e pelo cumprimento das promessas feitas pelos governos. O atual e os anteriores”, disse Jorge Couto, presidente do SINDARE e da AUDIFISCO.