• 22 de fevereiro de 2010

Brasília é a unidade da Federação campeã no quesito pagamento de tributos por habitante, segundo mostrou estudo divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). Em 2009, a arrecadação per capita no DF foi de R$ 26.028,74, valor equivalente ao da compra de um carro zero quilômetro popular por morador da capital.

A disparidade é maior quando se comparam os números de Brasília, que concentra a maior renda per capita do país, com os do Maranhão, onde se pagou o menor volume de impostos por habitante em 2009. Segundo cálculos do IBPT, a arrecadação per capita no estado foi de R$ 1.103,23, valor 23,5 vezes menor que o desembolsado pelo brasiliense.

No Brasil, em 2009, o valor médio gasto por habitante com tributos foi de R$ 5.706,36, contra R$ 5.572,66 pagos um ano antes. A queda se deve à aplicação de medidas adotadas pelo governo federal no ano passado para conter a crise econômica mundial. Exemplo disso foi a desoneração de tributos, como o do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, eletrodomésticos da linha branca e materiais de construção, que têm impacto direto no consumo.

Com isso, a carga tributária total (que inclui estados, municípios e governo federal) também reduziu sua participação no Produto Interno Bruto (PIB). Em 2009, ela tomou 35,02% do PIB, uma queda de 0,14 ponto percentual ante 2008. Foi a primeira redução entre um ano e outro desde 2003.

Em termos nominais (sem levar em conta a inflação), a arrecadação cresceu 3,41% em 2009 ante o ano anterior. No período, houve alta nominal da arrecadação de 2,73% para a esfera federal, de 4,67% para a estadual e de 6,84% para a municipal. Os números podem ser revistos após a divulgação pelo IBGE dos valores do PIB em 2009, de acordo com o IBPT. (Com informações do Correio Braziliense)