• 08 de julho de 2023

Os concorrentes do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Tocantins – Edição 2023 conheceram os vencedores do certame na tarde desta sexta-feira, 07. A solenidade de entrega dos prêmios aconteceu no auditório do Memorial Coluna Prestes, em Palmas, e reuniu autoridades, associados e comunidade em geral. Todos juntos no debate sobre a importância de fomentar a educação fiscal no Estado.

O Prêmio de Educação Fiscal é uma realização da Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins – Audifisco, em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais, a Febrafite, que realiza este prêmio, em âmbito nacional, há mais de 10 anos. O objetivo é o de ampliar as discussões sobre as ações educativas que visam mobilizar o cidadão para a compreensão da função socioeconômica dos tributos e sua conversão em benefícios para a sociedade.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas do Tocantins, Alessandra Barcelar, participou da solenidade e relatou a importância de se abrir espaço para a imprensa neste tipo de iniciativa. “Nós da imprensa podemos contribuir com a educação fiscal, de levar até a população o conhecimento e sua importância. Por isso, espaços como este são positivos para os jornalistas e para a comunidade, ainda mais nestes últimos anos, em que a imprensa foi muito criticada. Então eu agradeço a oportunidade”, frisou Barcelar.

A coordenadora adjunta do Grupo Nacional de Educação Fiscal e também coordenadora do Grupo Estadual, Andreia Gomes Feitosa, destacou a grandiosidade deste debate para o conhecimento. “A iniciativa é louvável, assim como a do prêmio nacional. O que se espera é que o cidadão crie a consciência dos seus direitos e deveres, que veja a tributação não como um vilão, mas como algo essencial para todos. Por isso, este Prêmio Estadual é de fundamental importância para que seja ampliado o debate e para que os trabalhos que são desenvolvidos nas escolas, nas instituições e o trabalho da imprensa sejam reconhecidos e possam fazer parte de uma política pública do Estado”, afirmou Andreia Feitosa.

Um dos parceiros da realização da competição foi a Receita Federal no Tocantins, que realizou a doação dos produtos para a Secretaria Estadual da Fazenda do Tocantins, e que, por sua vez, doou esse material para a Associação premiar os melhores trabalhos. O delegado da Receita Federal no Tocantins, Ricardo Wagner Magalhães Gomes prestigiou a cerimonia e falou desta parceria. “Quando se quer ir rápido, vai sozinho. Mas quando se quer chegar longe, é preciso ir em parceria. E é esta uma das missões da Receita Federal. Ser parceiro daqueles que querem educar o cidadão de maneira correta, levando a eles os direitos, os deveres e o que realmente são os tributos. A população precisa entender essa relação entre contribuinte e Estado, para que possam lutar por seus direitos quando necessário. Parabéns pela iniciativa”, disse o delegado.

O presidente da Audifisco, Jorge Couto, finalizou os discursos agradecendo os parceiros e reforçando a importância de se falar em Educação Fiscal. “A responsabilidade que nós temos e a de levar até a população conhecimento. Sabemos que a área tributária é densa, mas é fundamental que essa temática chegue às escolas, às instituições, à imprensa e, claro, a toda comunidade. Os tributos precisam ser encarados de outra forma, e o Prêmio é uma forma de levar este conhecimento a todos de forma correta. O que queremos é agradecer a todos, os participantes, os parceiros, associados e todos os envolvidos, por encarar este desafio junto com a Audifisco, tornando possível a realização do Prêmio”, Finalizou Couto.

Também prestigiaram a solenidade de premiação, os diretores da Audifisco José Wagner Pio e João Campos, Marcia Mantovani, secretária executiva de gestão tributária da Sefaz; Anice de Souza Moura, diretora de currículo e avaliação de aprendizagem da Seduc; Katia Milhomem, secretária executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico da Secretária Estadual de Industria e Comércio; Paula Souza Cabral, subprocuradora da Subprocuradoria Fiscal e Tributária da Procuradoria-Geral do Estado; Rodrigo José Lima Almeida, diretor da Escola de Gestão Fazendária – Egefaz; Taumaturgo Rufino Neto, diretor tesoureiro da OAB-TO e Waldecy Rodrigues, presidente do Instituto de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Regional da UFT.

Confira os premiados:

Categoria Imprensa: