19/05/2011 - 09h08m

Aposentadoria: Ministro propõe idade mínima

O ministro Garibaldi Alves Filho (Previdência) sugeriu ontem a fixação da idade mínima de 65 anos para aposentadoria. A faixa etária seria válida apenas para quem entrasse no mercado de trabalho a partir da mudança. A proposta foi apresentada durante uma audiência na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado.

Além disso, o ministro defendeu uso de uma fórmula para quem já trabalha. Segundo ela, seria permitida a aposentadoria integral quando a soma da idade com o tempo da contribuição previdenciária atingisse 85 anos para as mulheres e 95 para homens. As duas mudanças, antecipadas pela reportagem, devem substituir o fator previdenciário - fórmula de cálculo do valor do benefício para desencorajar aposentadorias precoces, adotada em 1999.

O fim do fator é uma demanda das centrais sindicais e tem apoio de alas petistas. Mas, como não há hoje idade mínima para aposentadorias em valor integral no setor privado, o Executivo alega não poder abrir mão de um instrumento que evite ampliação do deficit previdenciário.

Com informações: site FENAFISCO