14/09/2013 - 00h09m

A indispensável participação política do servidor público

A participação do servidor público na elaboração de políticas públicas foi o tema central da palestra ministrada pelo Deputado Federal João Dado, durante o I Seminário Fisco Forte, Estado Forte, que acontece no auditório da OAB, com a realização do Sindare e da Audifisco.

Para o Deputado Federal, nenhuma categoria alcança seu objetivo sem participação política ativa. João Dado citou exemplos como a criação da Previdencia Complementar e a criação do Refis para as instituições financeiras, projetos que beneficiam uma categoria em detrimento do interesse público. “A maioria vota a favor das instituições financeiras e quem paga esta conta é o contribuinte de uma forma geral. Precisamos de uma maior participação da nossa categoria para mostrar para a sociedade que não somos nós os algozes desta carga tributária injusta”, afirmou Dado.

Ainda segundo o Deputado, é necessário uma redistribuição da carga tributária em todo Brasil, já que 65% dos tributos do país são pagos pela população e uma minoria são pagos por instituições financeiras que desequilibram esta balança.  “Pessoas jurídicas pagando mais imposto desoneram o custo das coisas do dia a dia, como água, saúde, educação, segurança. No entanto só conseguiremos estes objetivos se tivermos união e representatividade política para defender os interesses da comunidade”, relata o Deputado.

Em sua explanação, o Deputado João Dado, o país precisa  passar um uma reforma política séria, que transforme o modelo atual de doação para as campanhas eleitorais. “Sou da proibição da doação para campanhas eleitorais feitas por pessoas jurídicas por diversos motivos. Sou a favor das doações de pessoas físicas”, afirma João Dado.

Para o deputado federal, a representatividade exclusiva do estado devem ter maior consciência para produzir no parlamento maior justiça no Brasil. “Talvez os servidores públicos não tenham a consciência de que são o segmento social que tem a maior chance de fazer essa mudança. Convido a todos a se engajarem pela suas causas, porque a representatividade política é indispensável”, finaliza o Deputado.