• 26 de novembro de 2020

Com início às 09hs da manhã desta quinta-feira, 26, a 205ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da FENAFISCO -  Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital discutirá ao longo do dia algumas das principais pautas de debate para os representantes dos fiscos estaduais.

O SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins participa da reunião, representado por seu presidente Jorge Couto. Ao usar a  fala, ele agradeceu a oportunidade da participação, e, a seguir, se solidarizou com os colegas auditores fiscais amapaenses, que passaram por um apagão que durou cerca de 22 dias.

Couto também esclareceu para os colegas representantes do fisco de outros estados, a situação em que a categoria se encontra no Tocantins. “Nós estamos passando por uma situação de verdadeiro balanço no fisco do Tocantins. Balanço porque a gente vai do céu ao inferno em poucos instantes. No céu porque a gente tem feito um trabalho no fisco, de todos os auditores, para alavancar a arrecadação, e desde que nós chegamos ao estado, ano a ano, mesmo agora com pandemia, a arrecadação tributária daqui só aumenta, inclusive o Estado, recentemente publicou um balanço que mostrou que a situação de equilíbrio econômico, financeiro e orçamentário do Estado, se comparadas com períodos recentes, nunca esteve em situação tão boa”, afirmou.

Em contrapartida, segundo o presidente do SINDARE, diversas demandas não são ouvidas. “Algumas situações com reiteradas promessas de atendimento, outras inclusive com ganhos na esfera judicial, com trânsito em julgado, e a promessa é sempre para cumprir amanhã e chega depois de amanhã e não é cumprida nada. Esse é o sentimento nosso, continuar fazendo todos os esforços, cumprindo com as nossas obrigações funcionais e com a legislação, como um todo, no sentido de aquinhoar recursos para que o Estado possa satisfazer as necessidades mais comezinhas da população, mas não dá pra colaborar com um Governo, não só esse do momento, e fazer o algo a mais, nas situações em que não há reciprocidade”, desabafou o presidente.

A reunião acontecerá durante todo o dia, através de plataforma digital e abordará os temas: Reforma Tributária, Reforma Administrativa, Proposta de criação de entidade confederativa do Fisco, Plenafisco/FIT 2021 entre outros assuntos.