• 02 de março de 2016

Na manhã da última segunda-feira, 29, o SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins, por seu presidente, Jorge Couto, e seu diretor de Relações Intersindicais, Artur Alcides,  participou de reunião técnica promovida pelo pelo Secretário de Fazenda, Edson Ronaldo, no auditório da sede da EGEFAZ â?? Escola de Gestão Fazendária do Estado do Tocantins. O evento  contou ainda com a participação do próprio Secretário, dos Superintendentes, Diretores, Delegados Regionais, Presidente do Conselho de Contribuintes e demais chefes da estrutura da SEFAZ.

O Secretário deu inicio aos trabalhos da reunião, apresentou ações já realizadas e medidas a serem adotadas. Algumas medidas, cinco especial â?? já contidas no Plano de Ações do SINDARE e da AUDIFISCO â?? foram anunciadas, quais sejam: 1) Implantação do monitoramento dos 500 maiores contribuintes do ICMS; 2) Revisão dos TARES; 3) Prioridade nas auditorias do grupo 5 e 6; 4) Retorno das blitz no trânsito; 5)Realização operações ECF, Cartão de Crédito, Bebidas, MEI e CPF.

Corroborou-se o que o SINDARE tem destacado desde sempre. As auditorias fiscais realizadas em grandes empresas tem sido os principais expoentes da arrecadação tributária do estado, notadamente as de empresas dos grupos 5 e 6.

Ainda no encontro, Edson Ronaldo, apresentou como medida adotada, a criação de metas próprias por Delegacia Regional. Tais metas não terão efeito para cálculo do REDAF, restringindo-se, inicialmente, apenas para fins de avaliação dos servidores que comporão a sua equipe de trabalho.

Ismarlei Vaz, Superintendente de Gestão Tributária, Suzano Lino, Presidente do CAT, Edilmar Marques, Delegado Regional de Araguaina, Edivanete Marinho, Delegada Regional de Palmas, Marcia Mantovanni, Chefe da assessoria Técnica, dentre outros integrantes da gestão da SEFAZ/TO, fizeram uso da palavra e destacaram as ações no âmbito de suas respectivas unidades de trabalho, oportunidade em que também se manifestaram dispostos e motivados a continuarem contribuindo para o incremento da arrecadação estadual. Delmiro Moreira, Superintendente de Administração e Finanças e Maurício Parizotto, Superintendente de Controle e Contabilidade Geral, foram unânimes em salientar a importância daquela reunião, agradeceram ao Secretário Edson Ronaldo pela oportunidade e, no afã de contribuirem com a gestão da SEFAZ/TO, ressaltaram a necessidade de um trabalho integrado de equipe.

O presidente do SINDARE e da AUDIFISCO, Jorge Couto, elogiou a iniciativa do Secretário de Fazenda, destacou alguns nomes da equipe que compõem a Administração da SEFAZ e mencionou a sua satisfação na adoção imediata, por parte do Secretário, de medidas que integram o Plano de Ações do SINDARE e da AUDIFISCO.  Destacou também a necessidade de se dar efetividade às ações e não apenas ficar na teoria e demora, como tem ocorrido com o PROFISCO. A lentidão na resolução de problemas e de programas no Setor de Tecnologia da Informação da SEFAZ - a Superintendência de Informática -, foi outra preocupação apontada pelo presidente. Ressaltando o cunho social, para além do corporativismo, do SINDARE e da AUDIFISCO, Jorge Couto asseverou que estas entidades classistas continuarão contribuindo para a SEFAZ e, por consequência, para o Estado do Tocantins, apresentando sugestões, cobrando ações e - juntamente com os auditores fiscais filiados - trabalhando para a consecução dos resultados almejados, sobretudo no que concerne à qualidade da fiscalização e da arrecadação, como forma de incremento sólido das chamadas receitas próprias do Estado do Tocantins.