• 15 de abril de 2008
Missão oficial leva delegação do Governo do Tocantins à China e aos Estados Unidos, entre os dias 18 deste mês e 6 de maio. A comitiva é chefiada pelo governador Marcelo Miranda, que atende compromissos empresariais no oriente e participa de simpósio e fórum voltados para o desenvolvimento sustentável nos EUA. A ida à China ocorrerá entre os dias 18 e 28 de abril, com passagem pelas cidades de Shenzhen, Xiamen, Shangai e a capital Pequim (Beijin). Estão previstas visitas a empresas chinesas com o objetivo de estreitar relações comerciais e estabelecer acordos que visam beneficiar o desenvolvimento econômico e social do Tocantins. Nos EUA os compromissos acontecem na cidade de Nova Iorque, a partir do dia 28 até 6 de maio, onde a comitiva participa do simpósio: ??Brazil: 27 Countries, One Nation? e o Fórum de Desenvolvimento Sustentável 2008. Marcelo Miranda foi convidado pela Associação das Nações Unidas ?? Brasil, para proferir palestra no simpósio sobre as oportunidades de investimento e os planos de desenvolvimento econômico e sustentável, executados pelo governo tocantinense. Já o fórum, é organizado pelo Council of the Américas e acontece no dia 2 de maio, no Cipriani Wall Street, centro financeiro de Nova York. O evento visa a discussão de formas de desenvolvimento, lucro e conservação do meio ambiente e contará com a presença do Prêmio Nobel da Paz e ex vice-presidente americano Al Gore, além de cientistas, políticos e empresários. Aprovação A Assembléia Legislativa do Tocantins autorizou, por unanimidade, a missão oficial ao exterior, conforme determinação prevista na Constituição Estadual, onde reza no Artigo 19, Inciso 10, que cabe à Casa a autorização do governador e do vice-governador a se ausentarem por período superior a 15 dias. Fonte: SECOM/TO