• 28 de setembro de 2010

Cartada final que pode ajudar a definir o futuro do governo do Tocantins

Já está confirmado o último "confronto" entre os governadoriáveis Carlos Gaguim (PMDB), da coligação Força do Povo, e Siqueira Campos (PSDB), da coligação Tocantins Levado a Sério, os dois candidatos confirmaram presença no evento. O debate será realizado pela TV Anhanguera (afiliada da Rede Globo) hoje à noite, após a novela Passione. O programa será dividido em quatro blocos de discussão, dois com perguntas de temas determinados e dois com perguntas de temas livres, com três intervalos entre eles. No último bloco, os candidatos podem fazer suas considerações finais.

Ausência
Conforme as regras, se um dos candidatos faltar o programa, o debate se transformará em uma entrevista e o candidato presente poderá relatar as perguntas que gostaria de fazer ao seu adversário. Os candidatos que não comparecerem até 15 minutos antes do início do debate, será considerado ausente. Nesse caso, o local reservado ao ausente ficará vazio, com o nome do candidato, e será focalizado em alguns momentos pela câmera, uma vez que o mediador informará que tal político recusou o convite da emissora.

Mediador
Para Sandro Dalpícolo, que mediou também o debate das eleições 2006 no Tocantins, as regras garantem que os candidatos tenham a oportunidades iguais e segundo ele, isso é fundamental em um debate. “Que elas não privilegiem nenhum candidato e ao mesmo tempo garantam tempo suficiente para que o eleitor se informe sobre as propostas de cada um”, completou.Na opinião de Dalpícolo, um debate na reta final das eleições é uma oportunidade para um confronto de ideias. “E para quem está indeciso eu acho que é uma excelente oportunidade para decidir o voto. Acho que é fundamental. É uma oportunidade que a televisão dá para o eleitor ficar esclarecido e informado”, comentou.

Perfil
Carlos Gaguim (PMDB)
Carlos Henrique Amorim, goiano de Ceres, tem 48 anos, é administrador de empresas com pós-graduação pela Escola Superior de Guerra e Universidade Federal do Tocantins. Mudou-se para o Tocantins em 1988, com a criação do Estado, residindo em Miracema. Já na Capital tornou-se o presidente do PTB sendo eleito vereador em 2002 e reeleito em 1996 ainda no partido com 846 votos. Dois anos depois, com 4.052 votos elege-se deputado estadual. Em 2002, quando se reelege alcança 9.995 votos e assume a segunda vice-presidência do Legislativo. Em 2006, já no PMDB, obteve 11.607 e chegou à presidência do Legislativo, posto para o qual foi reeleito em 2008, fato que o levou a assumir o Executivo após a cassação de Marcelo. Na realização do pleito indireto em outubro de 2009, foi eleito com 22 votos dos 23 possíveis na Assembleia Legislativa, após a cassação do então governador Marcelo Miranda (PMDB) por abuso de poder político nas eleições de 2006.

Siqueira Campos (PSDB)
José Wilson Siqueira Campos, cearense de Crato, tem 82 anos. Iniciou a carreira política em Colinas como vereador pela Arena, entre 1965 e 1967, partido no qual elegeu-se deputado federal por Goiás por dois mandatos (1971-1975/ 1979-1983). No PDS, elegeu-se para novo mandato (1983-1987) e torna-se deputado federal constituinte (1987-1988) pelo PDC. Com a criação do Tocantins em 1988 - bandeira que abraçou na Câmara - renunciou ao mandato para assumir o cargo de governador, em 1º de janeiro de 1989, após ser eleito por via direta. Seu mandato foi até 1991. Em 1995 assume novamente o governo sendo reeleito com 245.434 votos pelo então PFL (hoje DEM). Em 2002, apoia a eleição de Marcelo Miranda (então no PFL), com o qual rompe em 2005. Disputou e perdeu as eleições de 2006 contra Marcelo que obteve 340.824 votos pela coligação Aliança da Vitória (PMDB /PPS /PFL) . Siqueira, no PSDB, alcançou 310.068.

Regras do debate
O debate terá quatro blocos de discussão, dois com temas livres e dois com temas determinados;

As perguntas serão feitas de candidato para candidato, apenas com a condução do mediador do debate;

A ordem das perguntas se dará de acordo com as seguintes regras elaboradas pelo matemático Oswald de Souza;

No início do primeiro bloco será feito um sorteio para determinar qual candidato fará a primeira pergunta;

Os candidatos deverão formular perguntas de candidato para candidato, nos blocos de tema determinado. Cada tema será sorteado uma vez;

O mediador sorteia o tema e o candidato que vai fazer a pergunta. Em seguida, o candidato sorteado formula a pergunta; o outro candidato responde; Abre-se direito a réplica e tréplica; Daí em diante, aplica a regra matemática, invertendo a ordem de quem pergunta e responde;

Se um dos candidatos convidados faltar ao programa, o debate se transformará em uma entrevista e o seu lugar permanecerá vazio com uma placa identificando seu nome;

Em nenhuma hipótese a pergunta poderá conter ofensas pessoais ou agressões ao candidato ausente. Se isto ocorrer a palavra será cortada imediatamente.

Preparação

De acordo com a assessoria de comunicação de Carlos Gaguim, o candidato divide o dia de hoje entre compromissos enquanto governador e também para se preparar para o debate.

Já Siqueira Campos reservou o dia para se preparar para o debate. Conforme sua assessoria de comunicação, o candidato irá se reunir com sua assessoria de marketing para esta preparação.