• 01 de junho de 2015

Neste domingo (dia 31/05), na Cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, teve início o 10º Congresso Nacional e o 5º Congresso Internacional da Febrafite ?? Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais, com o tema REFORMA DO ESTADO ?? JUSTI?A SOCIAL E FISCAL.

A AUDIFISCO - Associação dos Auditores Fiscais do Tocantins e o SINDARE - Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins, estão representados no evento, respectivamente, pelo seu Diretor Vice-Presidente, Luiz Carlos da Silva Leal, e pelo Diretor de Relações Intersindicais, Artur Alcides de Souza Barros.  Devido às negociações relacionadas a data-base dos servidores estaduais e outros assuntos de interesse dos Auditores, o presidente Jorge Couto manteve-se na cidade de Palmas à frente das tratativas.

A cerimônia de abertura contou com uma belíssima apresentação do Hino Nacional e  as boas vindas do presidente da instituição, o Auditor Fiscal Roberto Kupski, que explicou que o congresso foi uma realização conjunta da Febrafite e da entidade anfitriã Afivesc, bem como de todas as Associações filiadas.

O evento terá a duração de quatro dias e reunirá renomados palestrantes das áreas política, tributária e fiscal, reconhecidos nacionalmente, bem como experiências tributárias de países membros. Terá ainda uma extensa programação cultural e uma expressiva programação temática, que tratará de questões de interesse da categoria fiscal, notadamente a reforma tributária e outras propostas que tramitam no Congresso Nacional, a exemplo das PECs 186, 391 e 555, todas com impacto direto na remuneração dos servidores ativos e inativos do Fisco Estadual brasileiro.

Questões como a Lei Orgânica do Fisco, tratada pelo palestrante Juarez Freitas, jurista e professor da PUC-RS e os Desafios do Federalismo Fiscal, apresentada pelo palestrante Heleno Taveira Torres, professor do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da USP/SP, e coordenada pelo Diretor Jurídico da Febrafite, o Auditor Fiscal da Sefaz/BA, Maurício Ferreira, prometem prender a plateia.