• 15 de março de 2013
Florianópolis colaborou com uma temperatura amena, para receber a 151ª Reunião
Extraordinária, da Fenafisco, nestes dias 13 e 14 de março no excelente Majestic Palace Hotel,
Presidida no primeiro dia pelo vice-presidente da federação, João Marcos de Souza, que substituiu o presidente Manoel Isidro, uma vez que este cumpriu compromissos no DF, na data de 13.03.2013, a reunião concentrou-se em torno da discussão da preparação dos próximos eventos da federação, respectivamente, o 2º Encontro de diretores de aposentados e pensionistas dos sindicatos filiados à Fenafisco (Brasília, 20.03) e o Encontro Nacional de Gênero da Fenafisco ( Natal, 15.04). Ótimas oportunidades de alinhamento e crescimento sindical e corporativo.
Na sequência, o XVI CONAFISCO, evento máximo do fisco estadual e distrital, desta vez, programado e sendo preparado para a cidade de Foz do Iguaçu – PR, em novembro do corrente ano. As discussões abrangem os preparativos, cotização de vagas e delegados, de cada sindicato filiado.
Os trabalhos no Congresso Nacional, inclusive o recente decreto presidencial de promulgação da Convenção 151, da OIT, foram relatados.
Assuntos pertinentes à participação da FENAFISCO no Congresso Mundial da ISP- Internacional de Serviços Públicos, recentemente ocorrido em Durban – África do Sul, do qual participou, como delegado e observador o diretor de políticas sindicais, Liduíno Lopes de Brito foram incluídos na pauta, dentre outros.
Junto com o XVI CONAFISCO, o grande tema da reunião é, sem dúvida, o Projeto de Lei Orgânica da Administração Tributária – LOAT. A comissão encerrou os trabalhos e, em breve, o material estará disponível. Inclusive por meio da revista Visão Fenafisco, que, em edição especialmente preparada, irá trazer todo o histórico e todas as considerações havidas na construção, discussão e conclusão do referido projeto de lei.
Importante registrar as visitas dos deputados Gilmar Knaesel e Gerson Merísio.
Oriundo do fisco catarinense. Gilmar fez questão de reiterar o seu apoio incontinente, aos pleitos do fisco, não só de seu estado, como de todo país. Gilmar Knaesel, no seu 6ª mandato, é considerado um dos parlamentares mais atuantes do legislativo de Santa Catarina e recentemente foi palestrante no V Conafisco Extraordinário, ocorrido em Maceió - AL.
Na ocasião, o presidente do Sindifisco SC, Fabiano aproveitou para demonstrar o interesse de poder contar com Knaesel, no Congresso Nacional, no próximo pleito, no que foi efusivamente aplaudido.
Merísio, do mesmo modo, se disse honrado com a presença da FENAFISCO em Santa Catarina e hipotecou o seu apoio aos nossos pleitos e ações.
O SINDARE foi admitido na Comissão que trabalha o projeto de Reforma Tributária da FENAFISCO.