• 20 de abril de 2006
Secretária de PE tenta desmobilizar categoria Prezados companheiros: Em carta endereçada aos fazendários, datada de 06 de abril de 2006, a secretária da Fazenda de Pernambuco, Maria José Briano, tentou passar a impressão de que a categoria está sendo intransigente e que o movimento não é justo. Primeiramente gostaríamos de afirmar que nossa luta está aí, desde julho do ano passado, quando, estimulados por ela própria, apresentamos o nosso anteprojeto de Lei Orgânica. Ao sabermos que o Governo não iria tratar da nossa proposta, partimos para o caminho da Graf mensal cheia, também negada. Buscamos, então, a alternativa da reformulação do PCCV, dando destaque para a equivalência salarial com outras categorias exclusivas de Estado. O pré-acordo que fechamos em dezembro previa que essa questão estaria fechada no início de fevereiro de 2006. Foi quando veio mais uma imposição de novo prazo. No fim de tudo, a Administração substituiu a negociação pelo autoritarismo e enviou um Projeto de Lei à Assembléia Legislativa sem qualquer conversa com o Sindifisco/PE, pegando-nos de surpresa. Abaixo comentaremos cada ponto chamado de ??avanço? pela secretária para que você reflita e rebata cada gerente que o tente convencer a sair do movimento: Reajuste de 10% - Foi dado para quase todos os funcionários e poderia ser bem mais significativo, pois havia espaço financeiro mesmo considerando os limites da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). Duas reclassificações - Nosso pleito não era esse. Eles fizeram do jeito que queriam. Aumento do Referencial da Graf passando de 16,67% para 18% - Essa diferença de 1,33 pontos percentuais, além de ridícula, só a conquistaríamos se as metas fossem atingidas. Aumento do piso da categoria - Mesmo reconhecendo que houve uma inexpressiva melhora, esse novo piso está muito longe de nossa reivindicação e dos pisos de outras categorias exclusivas. Aumento do teto salarial - Esse era o nosso principal pleito. Deveria estar aí contemplada a equivalência salarial, que foi e continua sendo negada. A secretária e alguns gerentes têm dito que não há mais tempo hábil para mandar qualquer outro projeto ao Legislativo. Lembramos que foram eles que empurraram com a barriga as negociações. Dra. Briano e Dra. Eneida, na presença do presidente da Assembléia Legislativa e de mais quatro deputados, afirmaram que o prazo, conforme parecer da PGE, era o final de junho, e não início de abril, como alegam agora. Será que a Procuradoria vive se enganando ou mudando pareceres? E o que dizer daquele documento que estão chamando de ??Parecer da PGE? sobre a questão da equivalência? Quanto a ele, gostaríamos de afirmar que não o reconhecemos como um Parecer oficial, já que não preenche os requisitos para assim ser denominado. Tal documento, se ainda fosse um documento completo, estaria totalmente equivocado, pois trata da vinculação remuneratória entre cargos diferentes. Não é isso o que estamos pleiteando. Na verdade, somos carreira exclusiva e essencial ao Estado, e queremos ser remunerados com dignidade, assim como outras categorias estão sendo. ? tudo uma questão de decisão política. Nossa luta é mais que justa e legítima. Por isso é fundamental que você não se deixe levar pela conversa de alguns gerentes que a cada dia mostram que não estão ao lado da categoria a que pertencem. Não alimente dúvidas. Procure seu delegado ou a Diretoria do Sindifisco/PE e peça esclarecimentos. Nosso debate é aqui no Sindicato, e não nos corredores ou nas salas dos gerentes. O Sindifisco somos todos nós! De acordo com o que está sendo dito por alguns gerentes, a secretária teria afirmado que não há mais espaço para negociações. Perguntamos: que negociações, se o que temos aí nos foi empurrado goela abaixo? Categoria quer audiência com governador Reunidos nesta terça-feira (18), em AGE (Assembléia Geral Extraordinária), na sede do Sindifisco/PE, mais de 300 fazendários decidiram que vão encaminhar um ofício ao governador Mendonça Filho, solicitando audiência para tentar solucionar a crise instalada na Secretaria da Fazenda. Fonte: Assessoria do Sindifisco/MG, com alterações Data: (20/04/2006)