• 24 de março de 2014

O auditor fiscal da Receita Estadual do Rio Grande do Sul, gaúcho Roberto Kupski, foi reeleito ao cargo de presidente da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), em Brasília, pela sétima vez consecutiva.  O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Estado do Tocantins - SINDARE, Jorge Couto, faz parte da nova diretoria como diretor financeiro substituto.

A eleição para o biênio de 2014 a 2016 ocorreu nesta sexta-feira, dia 21 de março, na sede da Associação dos Auditores Tributários do Distrito Federal (Aafit), filiada em Brasília, com a presença de autoridades locais e representantes da categoria fiscal de todo o país.

??Muito me honra estar mais uma vez à frente de uma entidade como a Febrafite que congrega hoje 27 associações filiadas em quase todo o território nacional. Isto só faz aumentar ainda mais a minha responsabilidade?, declarou Kupski.

Nas gestões anteriores à frente da entidade, Kupski percorreu o País visitando todos os estados, credenciando a entidade e suas coligadas estaduais como interlocutores do Fisco e dos servidores junto às autoridades locais e à sociedade.

Roberto Kupski levantou bandeiras em defesa dos interesses da carreira dos servidores fiscais, sempre de forma diplomática e persistente. Segundo ele, a busca pela aprovação da Lei Orgânica do Fisco, da aprovação do teto salarial único e da remuneração digna para integrantes da carreira fiscal continuará como uma das principais reivindicações da entidade, além da Previdência Complementar com integralidade e paridade para os novos integrantes do fisco, será intensificada no novo biênio. A Febrafite  busca a valorização da Administração Tributária e da carreira fiscal, com autonomia financeira, funcional e administrativa, a exemplo do Ministério Público.

No âmbito das dívidas dos Estados junto a União, a Federação defende o refazimento dos contratos, sendo referência sobre o tema e colaborado para levantar a discussão e elaboração de projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional.

Uma mais importantes defesas da entidade em prol da sociedade brasileira é a reforma tributária com preservação do Pacto Federativo, de forma a não centralizar o ICMS, maior imposto de competência estadual, na União.

Sobre o presidente - Kupski Ingressou na carreira fiscal em 1984, atuou nas cidades gaúchas de Canguçu, Pelotas, Uruguaiana, Canoas e Porto Alegre. Exerceu cargo de chefia na Secretaria da Fazenda como Coordenador Geral, em Canoas,  e superintendente-adjunto da Administração Tributária do RS.

Foi presidente da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS - Afisvec por dois mandatos, de 1998 a 2002. Em 2012, foi eleito presidente do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado para o triênio 2013/2015), entidade que ajudou a fundar. O presidente eleito, participa dos eventos internacionais do CIAT ?? Centro Interamericano de Administração Tributária, sediado na Europa, a convite da diretoria do organismo internacional.

Além disso, também preside o Conselho Deliberativo da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde ?? Unidas, de abril de 2013 até abril de 2015. A entidade representante nacionalmente o segmento de autogestão no Brasil, que compreende um universo de cerca de 5 milhões de beneficiários atendidos por planos de assistência à saúde administrados por aproximadamente 140 instituições filiadas e presidente da Congregação Evangélica Luterana de São Paulo de Porto Alegre, desde 2011.

Diretoria eleita para biênio de 2014 a 2016

Presidente: Roberto Kupski (RS)
1° Vice-Presidente: Lirando de Azevedo Jacundá (DF)
2° Vice-Presidente: Teruo Massita (SP)