• 18 de janeiro de 2011
 

Ano a ano, o poder da Receita Federal diante dos contribuintes aumenta e o governo passa a cruzar informações cada vez mais detalhadas e inclusive retroativas. Por isso, especialistas recomendam que os empresários façam uma revisão fiscal e contábil das movimentações de seu negócio nos últimos cinco anos, a fim de evitar problemas futuros com o fisco.

Em breve, as informações referentes a CPF e CNPJ serão cruzadas com dados de cartórios, Detrans, bancos e empresas em geral. Nas empresas, além das operações já rastreadas (folhas de pagamento, FGTS, INNS, IRRF, etc.), passarão a ser cruzadas as informações de compra e venda de mercadorias e serviços em geral, bem como os financiamentos.

Acredita-se que, em breve, a Receita Federal passará a oferecer a declaração de Imposto de Renda já pronta, para que o contribuinte apenas a valide. Por isso, as empresas devem se esforçar cada vez mais para acertar detalhes no sentido de minimizar problemas com o fisco.

Até mesmo quem não tem a intenção de sonegar imposto muitas vezes comete algum deslize, geralmente por falta de orientação , afirma José Roberto Castanheira, do escritório Castanheira Consultores Associados.

Fonte: site Fenfisco