• 18 de dezembro de 2014

A dor resultante da morte de entes queridos é incalculável. Como homem, até Jesus chorou a partida do amigo Lázaro. ? a dor da despedida, da saudade, de sonhos paralisados, projetos não concretizados... Tenho ficado sensibilizado com várias tragédias ou catástrofes inesperadas, com violentos acidentes; ou mesmo com a morte (natural ou não) de pessoas próximas. ? a dor diante da morte de parentes, amigos, companheiros, ou, simplesmente, do ser humano. Infelizmente, em 12/2014, dona Maria José Leda, seu filho José Maria e a esposa Estela Rita partiram... Portanto, é normal o sofrer, o chorar, o estar triste, a lembrança de momentos inesquecíveis... Nossa esperança é de que eles estejam descansando em paz, dormindo em Cristo, longe do sofrimento, aguardando a sua volta!

Meus sentimentos aos familiares e amigos, com o mais profundo pesar! Porém, quero falar da ESPERAN?A e CERTEZA que a Bíblia nos apresenta, bem como uma nova DIMENS?O para a morte, a qual pode se constituir em promoção e não no fim, pois ??Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens? (1 Coríntios 15:19). E ??é melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!? (Eclesiastes 7:2), especialmente pelos sinais evidentes que mostram que o fim do Mundo está próximo (Palavras de Jesus no Evangelho de Mateus, capítulo 24). Então, vejamos:

1º) Em Romanos 3:23 o apóstolo Paulo registra que todos nós pecamos. Também afirma em Rom. 5:12 e 6:26: "porque o salário do pecado é a MORTE (física e existência eterna sem Deus), mas o dom gratuito de Deus é a VIDA ETERNA em Cristo Jesus, nosso Senhor.".

2º) A Bíblia afirma que Jesus morreu para dar VIDA a todos que o buscarem verdadeiramente, com fé, apesar de nossas imperfeições e pecados. Segue alguns versículos que comprovam: ??O nosso Deus é um Deus que salva; ele é o Soberano, ele é O Senhor que nos livra da morte? (Salmos 68:20). ??Porque Deus AMOU ao mundo de tal maneira, que DEU o seu filho unigênito, para que TODO o que nele CR?, não pereça (morte eterna), mas TENHA A VIDA ETERNA?? (João 3:16). ??Mas, a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber: aos que crêem no seu nome. (João 1:12). O sangue de Jesus nos limpa. Para as crianças, creio que o Senhor tem um tratamento especial, fundamentado em Mateus 18:3: ??...se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.? E Mateus 19:14: ?Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus".

3º) Como Cristo ressuscitou, todos nós ressuscitaremos, para salvação/galardão (2 Coríntios 5:10) ou para condenação, independente de acreditarmos ou não (1 Coríntios, cap. 15, vers. de 12 a 34). Em 1 Coríntios 15:51-58 está registrado que Cristo voltará à terra (2ª vinda), os que estiverem DORMINDO (pois um dia acordarão da morte), ressuscitarão num corpo corruptível, que não sente dor, não sofre, e os que ainda forem vivos, serão arrebatados (transformados) ao encontro do Senhor, nos ares. "Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade..., então, TRAGADA FOI A MORTE PELA VIT?RIA". Portanto, apesar da dor da perca para os entes vivos, para os que morrem pode constituir-se em PROMO??O, PASSAGEM NECESSÁRIA, LIBERTA??O, VIT?RIA,... E, para outros, infelizmente, CONDENA??O...

4º) No evangelho de João, cap. 14, vers. 01 a 14, Jesus procura preparar seus discípulos para sua morte: "Não se turbe o vosso coração (não fique desesperado), credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas... vou preparar-vos lugar...Disse-lhe Tomé:...como saber o caminho? Respondeu-lhe Jesus: ??Eu sou O CAMINHO (único), e A VERDADE (única), e A VIDA; ninguém vem ao Pai senão por mim? (exclusivamente, através de Jesus Cristo, pela sua misericórdia e graça).

5º) PORTANTO, estes textos bíblicos, bem como toda à Bíblia, contêm o segredo da vitória sobre a morte. Mas é necessário nos prepararmos adequadamente, conforme a Bíblia ensina e já foi explicitado. Pode ser resumido na frase: - Amar a Deus sobre todas as coisas (entrega de vida ao Senhor) e ao próximo como Jesus amou (doando sua vida, conforme João 13:34). ??Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus (presente de Deus, mesmo sem merecermos); não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus PARA boas obras (consequência e não causa da salvação)? (Efésios 2:8-10). Paulo declara em Romanos 10:9,10: ??Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para a justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.?  Para isso, é fundamental o reconhecimento da condição de pecador e o arrependimento. ??A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento (mudança de atitude e vida) que leva à salvação...? (2 Coríntios 7:10). Para ilustrar, posso citar um dos ladrões da cruz que foi crucificado com Jesus. Pouco antes de morrer, arrependeu-se verdadeiramente de seus pecados e reconheceu Jesus como Salvador: ??E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.? (Lucas 23:42,43).

6º) Como Jesus falou: ??Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma?? (Mateus 16:26). Somente Deus pode afirmar com certeza o destino daqueles que partiram. Ou seja: Se eles, aqui na terra, se prepararam para o Céu (existência eterna com Deus) ou para o Inferno  (existência para sempre sem Deus). Há duas opções, dois destinos: 1ª OP??O) ??...Sê fiel até à morte, e eu lhe darei a coroa da vida.? (Apocalipse 2:10). ??Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor? (Mt. 25:21).    Ou, 2ª OP??O) ??...o livro da vida foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros. Então a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.? (Ap. 20:12,14,15). ??E o servo inútil lançai-o para fora, nas trevas. Ali haverá choro e ranger de dentes? (Mt. 25:30). ??E irão estes para o castigo eterno, porém os justos, para a vida eterna.? (Mt. 25:44).

7º) A nossa grande esperança é que essas pessoas amadas, que já partiram, estejam  descansando no Senhor, aguardando a volta de Cristo, para assumirem uma coroa incorruptível, conforme as promessas e certeza da Palavra de Deus (Bíblia Sagrada). Jesus declarou em João 5:24: ??Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.?.

Também, estamos orando a Deus pelos familiares e amigos de Maria José, José e Estela. Que Deus dê o conforto e o ânimo necessário, e que sua morte (última missão) sirva também para refletirmos melhor na vida, modificarmos nossos conceitos, valores, atitudes e prioridades; conscientizarmo-nos de que a qualquer momento partiremos, e que devemos nos preparar e cumprir a MISS?O DE VIDA, o projeto que Deus tem para nós, pois não estamos aqui por acaso. ??O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa... vem do Senhor. O Senhor fez todas as coisas para determinados fins...? (Provérbios 16:1,4). E ??Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além para onde tu vais não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.? (Eclesiastes 9:10). ??Portanto, meus amados irmãos sede FIRMES, INABALÁVEIS, e sempre ABUNDANTES na obra do Senhor, sabendo que NO SENHOR, o vosso trabalho N?O é vão." (1 Coríntios 15:58). Que possamos FAZER O BEM a todos, inclusive a nós mesmos! ??Porque importa que todos compareçamos perante o tribunal de Cristo para que cada um receba segundo o bem ou mal que tiver feito por meio do corpo.? (2 Coríntios 5:10). A verdade da Palavra de Deus (Bíblia) é dura, mas é verdadeira. Deus nos dá o livre arbítrio para decidirmos o nosso futuro, o nosso destino. E tal decisão deve ser respeitada.   

Abraços,                               

   Edilmar Marques Araújo Carvalho      

(PESQUISA: BÍBLIA)

Edilmar Marques Araújo Carvalho, é Audior Fiscal da Receita Estadual do Estado do Tocantins, Classe IV, lotado na Delegacia da Receita Tributária em Araguaina, ex-Delegado Regional, filiado ao SINDARE e a AUDIFISCO, casado, pai de três filhos, professor universitário e, se notabiliza, também pelo exercício convicto e manifestação de sua fé.