• 14 de agosto de 2006
Receita Federal impulsiona troca do papel pelo documento virtual As Receitas estaduais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia, Sergipe e, mais recentemente, do Distrito Federal, criaram o ICMS eletrônico, na linha das declarações eletrônicas criadas pela Receita Federal para pessoas jurídicas. A adesão dos Estados aos documentos fiscais virtuais deve dar impulso à substituição da burocracia do papel pelos documentos certificados eletronicamente também no Judiciário e nos cartórios de registro. Segundo Sérgio Kulikovsky, presidente da Certisign, uma das duas empresas privadas de certificação eletrônica do país, das 100 mil certificações existentes hoje, 70% foram impulsionadas pela virtualização da Receita Federal. Ele prevê que todos os Estados deverão aderir ao ICMS eletrônico até meados do ano que vem, o que deverá facilitar a adesão ao processo virtual na Justiça e à virtualização dos cartórios - há hoje apenas dez cartórios que adotam a autenticação eletrônica. De acordo com o empresário, até há dois anos atrás a adesão do Judiciário à assinatura eletrônica era considerada essencial para garantir a segurança jurídica do sistema junto aos usuários. Hoje o problema foi superado. Vários tribunais possuem projetos de processo virtual em andamento, alguns já funcionando - como no Tribunal de Justiça (TJ) e no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) do Rio Grande do Sul. Também deverá ajudar a aprovação do Projeto de Lei nº 5.828, de 2001, que altera o Código de Processo Civil (CPC) para retirar restrições à validade de documentos virtuais no Judiciário. O projeto, tramitando na Câmara dos Deputados, é uma das prioridades da reforma infraconstitucional do Judiciário. De acordo com Kulikovsky, o número de assinaturas eletrônicas no país deverá pular de 100 mil para cinco milhões em quatro anos. O próximo passo pode ser a substituição da documentação em papel por documentos eletrônicos também na comunicação dentro das empresas e entre empresas privadas, como na correspondência entre fornecedores e compradores.