• 10 de maio de 2012
 
Auditores-fiscais da Receita Federal ameaçam entrar em greve, caso as reivindicações de reajuste salarial não sejam atendidas pelo governo federal. Na manhã de ontem, a categoria realizou ato público em frente ao prédio do Ministério da Fazenda. De acordo com Marcelo Maciel, presidente no Ceará do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco), o Governo Federal não realizou o reajuste salarial dos dois últimos anos.
Conforme o artigo 37 da Constituição Federal, a revisão anual dos rendimentos é assegurada aos servidores públicos. No entanto, a última revisão foi feita em 2008. Nesse ano, foram negociados os reajustes anuais até 2010. “De lá pra cá, nada mais aconteceu”, afirma Maciel. Segundo ele, a categoria não descarta a possibilidade de paralisar as atividades. “A greve é um instrumento previsto na constituição e nós não abriremos mão disso”.
A manifestação de ontem fez parte do Dia Nacional de Mobilização de Advertência, que conta com a participação de todas as categorias do serviço público federal e está dentro do calendário da campanha salarial. “Cada carreira de servidor público aqui presente tem as suas pautas específicas, inclusive com suas tabelas de remuneração e pleitos específicos”, explica Maciel.
No Ceará, a mobilização nacional pela valorização do servidor público federal conta ainda com o Fórum em Defesa do Serviço Público para debates entre a categoria e a sociedade. Que será lançado no dia 29 de maio.
Serviço
Lançamento do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público
Quando: 29 de maio, a partir das 14h30min.
Onde: Assembleia Legislativa
Mais informações: 3252 2221
Com informações: site FENAFISCO