• 12 de junho de 2011
S?O PAULO (Reuters) - A expectativa dos brasileiros sobre a situação econômica e a trajetória da inflação piorou, de acordo com levantamento do instituto Datafolha, divulgado neste domingo. De acordo com a pesquisa, publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, o percentual de entrevistados que espera melhora na economia caiu de 50 por cento no último levantamento feito entre 15 e 16 de março, para 42 por cento na pesquisa realizada entre 9 e 10 de junho. Para 37 por cento, a economia permanecerá como está, mesmo percentual da pesquisa anterior, e 17 por cento apostam numa piora do cenário econômico, ante 9 por cento em março. Quatro por cento não soube responder, mantendo o percentual do levantamento passado. O instituto também perguntou sobre a expectativa para a trajetória da inflação, e o percentual dos que acreditam em alta nos preços subiu 10 pontos ante março, chegando a 51 por cento agora. Ao mesmo tempo, caiu 11 pontos o percentual dos que acreditam que a inflação ficará como está, que agora é de 31 por cento. Doze por cento dos entrevistados apostam em queda da inflação, ante 13 por cento em março. Quatro por cento não soube responder em março, contra 12 por cento agora. A pesquisa Datafolha, que também apontou aprovação de 49 por cento ao governo da presidente Dilma Rousseff , ouviu 2.188 pessoas entre os dias 9 e 10 de junho. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.