• 06 de novembro de 2006
A diretoria do SINDARE lamenta profundamente que o clima de desunião que um dia grassou sobre a categoria dos agentes fiscais, atualmente esteja sendo reestimulado. A atual diretoria do SINDARE com o apoio de ampla maiora de ses filiados aprovou o apoio à luta pela carreira única e de maneira civilizada as diretorias dos dois sindicatos, SINDARE e SINDIFISCAL, senataram, estabeleceram acordos e conseguiram a aprovação da mesma. O SINDARE entendia e entende que a carreira na sia essência só traz benefícios para todos os agentes do fisco. Por isso mesmo, confiando também nos interlocutores do outro sindicato, não titubeou em hipotecar integral à sua aprovação. Eis que menos de um ano após o coroamento de uma luta que certamente foi árdua, um dos lados passou a propugnar por reajustes diferenciados, tanto no RDAF como na FEC. ? óbvio que o SINDARE não pode concordar com isso. Com a carreira única os reajustes hão de ser para as duas classes, AFRE II e AFRE III, isonômicos. Assim não há o que falar em reajuste diferenciado. E tão apenas porque o SINDARE não aceita reajuste diferenciado, nem em desfavor do AFRE II, nem em desFavor do AFRE III, passam os seus dirigentes a ser achincalhados? Essa tática de ameaças e insultos não vai inibir a atual diretoria do SINDARE, que embora firme nos seus propósitos de plena união da categoria, não vai se curvar a uma minoria obscura e fomentadora do "quanto pior melhor". O atual presidente do SINDARE foi informado pelo então presidente do SINDIFISCAL no ano passado que alguém teria provocado o Ministério Público contra a carreira única. Foi dessa forma que o SINDARE tomou conhecimento. Ainda no ano passado houve a representação por parte do Ministério Público Federal do Estado do Tocantins para o Minstério Público em Brasília e como é sabido a ADIN não foi proposta. O SINDARE preferiria que o assunto também não prosperasse, até porque a Carreira ?nica ainda necessita de consolidação. O SINDARE apóia por exemplo não reajustes diferenciados, mas a criação de pelo menos 150 vagas ao cargo de AFRE, classe III, a fim de que os atuais AFRE II possam ser promovidos e terem o salário equivalente à nova classe. Entretanto, estranhamente, difunde-se o contrário e fomenta-se a desunião. Apesar de tudo isso o SINDARE acredita que estamos muito próximos do bem-estar geral. E mais ainda, no dia em que os representantes da categoria perceberem que AFRE II não é inimigo de AFRE III e vice-versa, além do que SINDARE e SINDIFISCAL só foram exitosos em suas ações quando caminharam juntos, tudo há de melhorar.