• 06 de agosto de 2004
VALOR ECON?MICO ?? 20/7/2004 Dentro da força-tarefa para acelerar os processos disciplinares contra advogados e dar maior movimento ao sistema de fiscalização profissional, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou ontem o balanço dos julgamentos de advogados no primeiro semestre deste ano. Foram analisados 91 casos com 16 condenações por prática de conduta incompatível com o exercício da advocacia. A Segunda Câmara do Conselho Federal da OAB realizou sete sessões de julgamentos, com 120 processos na pauta. De acordo com a OAB, os advogados condenados violaram diversos artigos do Estatuto da OAB e da Advocacia (Lei nº 8.906/94) e receberam sanções que variam de um mês até um ano sem poder advogar. Quatro advogados foram excluídos dos quadros da Ordem. Ainda neste ano, a OAB espera informatizar todos os tribunais de ética das seccionais estaduais da entidade e divulgar na internet os processos contra os advogados. Em setembro, provavelmente em Florianópolis (SC), será realizado o primeiro congresso nacional de membros dos tribunais de ética.