• 05 de julho de 2011
A partir desta terça-feira (5), as casas lotéricas só vão receber boletos de cobrança dos bancos no valor de até R$ 700. A exceção fica por conta da Caixa Econômica Federal, cujos boletos continuam com o limite de até R$ 1 mil, se forem pagos em dinheiro ou em cheque, e de até R$ 2 mil, se tiverem a informação Siaci (Sistema de Administração da Carteira do Crédito Imobilliário) em destaque.

A medida, anunciada na semana passada pela CEF, é uma alteração estratégica, que tem o objetivo de valorizar o canal e melhorar o atendimento, além de reduzir o volume que circula nas casas lotéricas.

Até então, conforme informações do banco, o limite para pagamentos de boletos de outros bancos era de R$ 1 mil.

O que pode ser pago nas casas lotéricas?

Além dos bloquetos de cobrança, as casas lotéricas estão autorizadas a receber contas de água, luz e telefone no valor de até R$ 1 mil, contas pelo Pagamento Eletrônico Caixa - PEC, com valor de até R$ 1 mil, prestação habitacional com valor até R$ 2 mil e pagamento de passagem TAM.

As lotéricas oferecem ainda outros serviços, tais como:

• Abrir uma conta na Caixa Econômica, sem comprovação de renda, apresentando apenas RG e CPF;
  • Apostar e receber prêmios de até R$ 800 nas Loterias Caixa;
  • Receber benefícios sociais como Bolsa Família, INSS, FGTS (no valor de até R$ 1 mil), seguro-desemprego, PIS, entre outros;
  • Fazer a Declaração Anual de Isento;
  • Consultar saldo de contas-correntes e poupanças;
  • Efetuar depósitos somente em dinheiro em contas-correntes e poupanças nos valores de R$ 5 a R$ 1 mil;
  • Efetuar saques em contas-correntes e poupanças com o cartão magnético nos valores de R$ 5 a R$ 1 mil;
  • Adquirir produtos de capitalização como o SuperXCap e a TeleSena;
  • Efetuar recarga de celular pré-pago;
  • Em algumas unidades lotéricas, é possível entregar propostas de cartão de crédito, conta-corrente, cheque especial e empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do INSS e empregados de empresas conveniadas;
  • Compartilhamento: clientes do Banco do Brasil também podem efetuar saques e consultar saldos de contas.

Com informações: site Economia UOL