• 03 de maio de 2011

O mensageiro íntimo de Osama bin Laden que serviu de elo para a localização do terrorista em Abbottabad, no Paquistão, chamava-se Abu Ahmad, segundo informou uma fonte diplomática à rede CNN. Ahmad, que era um cidadão do Kuwait, acabou morrendo na operação do último domingo, que culminou na morte do líder da Al-Qaeda.

A identidade de Abu Ahmad, conhecido desde 2007 pelo governo dos Estados Unidos, está sendo oficialmente mantida em segredo pelo governo dos Estados Unidos. A inteligência norte-americana sabia do contato íntimo do mensageiro com Bin Laden e, durante dois anos, trabalhou para descobrir a área de atuação de Ahmad. Foi em 2009 que se determinou que ele trabalhava em Abbottabad, onde morava com seu irmão, duas famílias e mais uma terceira unidade familiar. Análises posteriores da inteligência americana apontaram para que era Bin Laden e sua família que também moravam no complexo paquistanês.

Osama bin Laden é morto no Paquistão
No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

Com informações: site Terra