• 14 de outubro de 2016

Na luta contra a aprovação da PEC 241, pelo menos na forma como está concebida, o SINDARE enviou e-mail para todos os deputados federais do Tocantins, pedindo pelo "voto não" à aprovação dessa emenda constituição que prejudicurá os serviços mais elementares da população brasileira. Apenas a deputada federal, Professora Dorinha (DEM/TO), corajosamente, atendeu aos nossos apelos. A PEC reduz investimentos em educação e saúde, por exemplo. Diminui também investimentos em infraestrutura, tecnologia, saneamento básico, dentre outros. Os servidores públicos também terão serão os salários limitados a reajustes não superiores à variação da receita corrente líquida do ano anterior, que pode representar em índices inferiores à inflação do período. O reajuste do salário-mínimo, que nos últimos treze anos - desde 2003 - vinham tendo reajustes superiores à inflação, agora terá reajuste limitado à variação inflacionária constatada no período. Teme-se - com ou sem trocadilho - que essas mesmas regras sejam adotadas nos estados.