• 09 de fevereiro de 2007
Comentário enviado ao Blog do Economista Luiz Nassif Sr Nassiff, concordo com seu comentário, todavia, a Rede Globo conseguiu fazer ainda pior, apesar de toda dor que a família daquele pobre menino sofria, a rede globo veiculou notícias sobre carnaval como se nada tivesse ocorrido. Mas não foi só ela, outras emissoras fizeram o mesmo. Virou moda neste país convivermos com tragédia e virarmos a página, olharmos para o lado, e fazermos de conta que nada está ocorrendo. Que país é este? Quem executou a criança foram aqueles três monstros (ou outros três?) mas os verdadeiros responsáveis somos nós, todos nós. Principalmente nós, a classe média deste país. Há muito tempo passei a entender que os seres humanos podem ter sido inseridos nesse planeta por alguma entidade superior (quem sabe um maldoso ET cientista, somos uma espécie de cupim que consome todo dia este planeta, mas nós, classe média do Brasil, somos piores ainda. A nossa omissão é permanente, se a escola pública é ruim, preferimos colocar os nossos filhos em escolas particulares, se os serviços de saúde são ruins, preferimos ficar mais pobres e pagarmos um caríssimo plano de saúde. Não podemos perder nosso precioso tempo em frente da televisão para irmos participar de uma reunião da comunidade ou nos envolvermos em problemas dos outros, não vemos que os outros somos nós. Quem matou aquela criança, bem como aquela jovem, como aquela senhora, aquele, aquele.....fomos nós, e principalmente nós - a classe média desse Brasil. Devíamos enfiar nossa cabeça não no chão, mas em uma saco de lixo, vedarmos com fita e sufocarmos até morrer. A não ser que aparecesse alguma viva alma e fizesse a maldade de tirar o saco de nossa cabeça e nos dissesse - você não pode morrer agora! deve ver mais um pouquinho de toda a crueldade que sua omissão foi capaz de criar. Foi você que permitiu que crianças não fossem para a escola, foi você que deixou pobres pessoas na fila dos hospitais enquanto ia para aquela casa na praia, comprada as custas daqueles que construíram e sequer possuem uma casa para morar. Enfim, a culpa é toda nossa. Mas preferimos colocar a culpa nos outros. Assim, vamos culpar o três marginais que não foram a escola, ou mesmo a mãe deles que também não foi a escola, vamos culpar o governo, vamos culpar o imperialismo americano, vamos culpar a família do menino, ou mesmo o menino de seis anos. Desculpe-me, mas outro dia me vi na mesma situação, e graças a não sei o quê consegui tirar meu filho de dentro do carro, sem levar um tiro e sem que ele fosse arrastado pela desgraça da nossa sociedade. Severino Costa Jr Verificar em http://luisnassif.blig.ig.com.br/