• 27 de maio de 2013

O segundo painel desta segunda-feira (27) do IX Congresso Nacional e IV Internacional, abordou o tema “Carreira Fiscal, Estado Presente”.  O senador Randolfe Rodrigues (PSOL – AP) ministrou a palestra e o  2° vice-presidente  da FEBRAFITE e presidente da Afresp, Teruo Massita,  foi o coordenador de mesa.


O senador citou o trecho da obra “Raízes do Brasil”, do historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda para contextualizar o início da concepção do Estado.  Ele destacou que carreira de estado está definido no art. 247 da Constituição Federal, cujo ensinamento determina ser a atribuição do cargo efetivo exclusiva de Estado.


O palestrante ainda falou que as carreiras públicas precisam de valorização e o Estado está presente no cumprimento da vontade da lei. “Quanto mais valorizarmos as carreiras de estado,   mais criamos mecanismos para combater a corrupção”, afirmou.

“A iniciativa privada tem a intenção do lucro individual e o objetivo do Estado é o bem-estar da sociedade”, enfatizou. Para concluir, ele  aditou que as privatizações atendem interesses individuais, assim como os contratos privados, o que prejudica o interesse de todos e da lei, cujas orientações compõem as citadas normas da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito. 


Teruo Massita elogiou o senador pela palestra e agradeceu a FEBRAFITE  por promover eventos como esse. “Quando ouço um senador com esta empolgação e brasilidade passo a acreditar no futuro do nosso país”.  Além disso, ele fez questão de falar da importância da valorização da carreira fiscal. “Devemos nos posicionar na necessidade de fortalecer nossa carreira para manter o Estado forte e promover a justiça social”. (com informações site FEBRAFITE)