• 14 de outubro de 2016

Pelo quinto ano consecutivo, a consultoria britânica Economist Intelligence Unit (EIU), o Centro de Liderança Pública (CLP) e a Tendências Consultoria analisaram a competitividade de cada uma das 27 unidades da federação.

As quatro primeiras colocações foram mantidas: São Paulo segue na liderança, seguido por Paraná, Santa Catarina e o Distrito Federal. Em quinto, ficou o Mato Grosso do Sul, roubando o lugar que era do Espírito Santo no ano passado.

Foram analisados 65 itens em 10 pilares estratégicos: segurança pública; eficiência da máquina pública; sustentabilidade social; capital humano; infraestrutura; inovação;educação; ; potencial de mercado; solidez fiscal e sustentabilidade ambiental.

Após figurar na 14º posição no Ranking em 2015, o Estado do Tocantins, após o pacotaço tributário do ano passado e com a sua gestão tributária cada vez mais claudicante, despencou para a 19ª colocação no ranking, mantendo-se bem abaixo da pontuação média entre os estados brasileiros.

? por essas e outras, que o Plano de Ações do SINDARE/AUDIFISCO, atualmente com  cinquenta medidas propostas ?? e que contou também com significativa colaboração da Associação dos Funcionários do Fisco do Estado do Tocantins  (ASFETO),  para o bem do Tocantins, precisa ser implantado o quanto antes a fim de dar eficiência à gestão tributária do estado, mais eficiência à fiscalização e, por consequência, uma imediato aumento da arrecadação tributária estadual. Tudo isso sem aumentar um único tributo.

Vejam o ranking em 2016:

1º     São Paulo                          88,9