• 28 de maio de 2013
A  21ª edição da Revista Febrafite tem como tema de capa um assunto relevante para a entidade: arrecadação nacional do ICMS (imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação), em 2012.

Segundo dados levantados por nossa assessoria econômica e ainda informações enviadas pelos Estados ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a receita do maior tributo estadual atingiu R$ 332 bilhões.

Para esta edição, preparamos matéria especial com dados sobre a evolução da carga tributária na década, o desempenho da arrecadação do ICMS nas 27 unidades da Federação. O Amapá e o Acre foram os estados que mais se destacaram no ano passado, atingindo a marca de 36,3% e 32% de crescimento, respectivamente. Para falar sobre o tema, convidamos a secretária da Receita do Amapá, a colega auditora fiscal Jucinete Alencar, e também o secretário de Fazenda de Santa Catarina, Antonio Marcos Gavazzoni, que falou sobre a queda do desempenho da arrecadação catarinense, apresentando um dos piores desempenhos da receita do imposto no país.